22/08/2023
Política

Em audiência, guarapuavanos cobram inclusão digital no campo

imagem-76277

A população rural de Guarapuava e região pede por melhorias no setor de telefonia no campo. Em uma audiência pública realizada na tarde desta segunda feira (04), na Câmara dos Vereadores, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Guarapuava, Júnior Boschetto, cobrou principalmente a inclusão de suporte para internet no meio rural, além de telefonia móvel e fixa. A audiência também abordava temas como obras e saúde.

O assessor técnico da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no Paraná, Márcio Antonio Protzek, explicou que uma licitação de 2012 da instituição prevê que que todos os municípios do Brasil, incluindo suas áreas rurais, tenham serviços de telecomunicações de voz e de dados. De acordo com Protzek, no Paraná, a TIM é a empresa privada que ganhou a licitação e responsável pela telecomunicação rural em todo o estado.

O gerente de qualidade da Tim, Marcelo Rodrigues Benthiem, frisou que atualmente 80% da área urbana de Guarapuava já possui porte móvel e fixo. Segundo ele, até 2015, novas torres para aumentar a abrangência de sinal e atingir localidades rurais devem ser instaladas. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo