22/08/2023


Geral

Em auditoria, TC encontra irregularidades na prestação de contas do SOS de Prudentópolis

imagem-60819

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná realizou uma Tomada de Contas Extraordinária no último dia 21 de junho nas contas do Serviço de Obras Sociais (SOS) de Prudentópolis. O objetivo da autoria foi verificar possíveis irregularidades na prestação de contas da Festa Nacional do Feijão Preto (Fenafep), realizada há quatro anos em comemoração ao aniversário do município.

Na última semana, o TC incluiu os nomes do prefeito Gilvan Pizzano Agibert (PPS) e de dois empresários que participaram da organização do evento no processo.

O vice prefeito Adelmo Klosowski (PR) foi um dos idealizadores da festa e coordenador da primeira edição.

O Tribunal de Contas constatou irregularidades na prestação de contas da festa, como por exemplo, a falta de movimentação financeira dos recursos obtidos com a venda de ingressos dos shows. Os pagamentos foram feitos em espécie aos fornecedores, não havendo registro contábil dos recursos. Outra possível irregularidade é o aumento no valor de repasse mensal dos recursos da Prefeitura ao SOS, realizado através de um convênio de subvenção. Coincidentemente, nos meses posteriores à festa os valores repassados aumentavam sensivelmente.

O processo junto ao Tribunal de Contas do Paraná é público e pode ser consultado através do número 407356/13, Tomada de Contas Extraordinária, realizada em 21 de junho de 2013.

Os citados no caso têm prazo para apresentar recurso junto ao TCE.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo