Nesta quarta (11), Guarapuava registrou 77 novas confirmações da doença. O número de casos confirmados é o maior do últimos dias. Ao todo, já são 1.626 casos. Além disso, desse total, 1.302 pacientes estão curados da doença. Entretanto, outras 200 pessoas ainda aguardam o resultado do exame.
E os descartados para a doença são 4.317 em Guarapuava. Contudo, ontem (10) a 19ª morte pela doença foi confirmada.
AUMENTO
A pandemia de covid-19 avança em toda a Região. Conforme os dados divulgados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava, em 10 dias cinco mortes foram confirmadas.
Além disso, o número de casos confirmados também cresceu de forma exponencial. Nos 10 primeiros dias de novembro, 278 pessoas tiveram resultado positivo. O número representa 59,91% do total dos casos confirmados no mês anterior. Desse modo, em outubro 464 pessoas receberam o diagnóstico da doença. Coincidência ou não, o aumento de casos e mortes se deu após o decreto de 24 de setembro, que liberou festas em espaços públicos e privados.
Entretanto, após o aumento da covid-19, a Administração Municipal emitiu um novo decreto com medidas restritivas na última quinta (5), e que entrou em vigor na sexta (6). De acordo com o secretário de Saúde, Jonilson Pires, toda a estrutura da Secretaria está mantida no sentido de reforçar as ações de vigilância, monitoramento, atendimento primário e nas urgências, bem como, transporte e garantia de acesso ao tratamento hospitalar.
MAIS CONSCIÊNCIA
Desde o começo da pandemia, até o momento, cerca de 5.701.283 casos ocorreram no Brasil por conta da covid-19. Além disso, 162.842 mortes ocorreram em decorrência da doença. Com o aumento do número de casos e mortes em Guarapuava e Região, é preciso ter consciência: a pandemia não acabou. Ainda não existe vacina para a covid-19. Então, é necessário que a população faça a lição de casa.
E as regras de prevenção não mudaram. Assim, use álcool em gel, respeite o distanciamento social, evite aglomerações e use máscara adequadamente. Por fim, nossas vidas dependem apenas de nossa atitude responsável.
Leia outras notícias no Portal RSN.