22/08/2023
Paraná Política

Em dois dias, cursos de pós da AMP e Itaipu só têm 50% das vagas

Oito mil servidores municipais já se inscreveram nas 4 pós-graduações gratuitas, com destaque para o curso de autismo

Edimar Santos, presidente da AMP (Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional)

Em apenas dois dias úteis de lançamento, o Programa ‘AMP-Itaipu 4.0’ já é sucesso. Isso porque 50% das 16 mil vagas ofertadas aos municípios paranaenses já estão preenchidas. As inscrições para os cursos de pós-graduação ofertados ao funcionalismo público municipal seguem até o dia 29 de fevereiro. Portanto, daqui 10 dias.

De acordo com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), o convênio assinado na quinta (15), oferece cursos em quatro áreas. O servidor ou servidora podem optar entre autismo; licitação e contratos na Lei 14.133/2021; gestão de esporte e lazer; e alfabetização e letramento. Conforme a Itaipu, a empresa está investindo R$ 48 milhões no programa.

Os cursos são de graça nos formatos de Educação a Distância (EaD) e presencial. Conforme o programa, trata-se de cinco encontros em todas as 19 cidades-sede das 19 associações regionais de municípios do Paraná. Conforme o presidente da AMP, Edimar Santos, a parceria com a Itaipu vai transformar os municípios. Isso porque o servidores estarão mais qualificados.

Os municípios terão melhores servidores, mais agilidade. Isso vai aumentar os indicadores tanto econômicos como também sociais de cada um dos 399 municípios do Estado.

Enio Verri, diretor geral da Itaipu (Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional)

Conforme o diretor geral da Itaipu, Enio Verri, a intenção também é a qualificação para que “bons projetos sejam elaborados” para obter recursos.

Se as prefeituras têm qualidade e fazem bons projetos, recebem mais recursos. Com isso, os prefeitos e prefeitas podem fazer uma melhor gestão, investir mais em políticas públicas e ter um olhar de longo prazo.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.