Em Guarapuava, 84,7% das pessoas com covid-19 já se recuperaram

A Sesa informou nesta quarta (12) que o estado já tem 58.064 pessoas recuperadas de covid-19. O Brasil ultrapassou dois milhões de recuperados

Em Guarapuava, 84,7% das pessoas com covid-19 já se recuperaram (Imagem: Reprodução/Pixabay)

A Secretaria de Saúde do Paraná informou nessa quarta (12) que o estado já tem 58.064 pessoas recuperadas de covid-19. O número representa 60% do total de casos confirmados 96.697. Em Guarapuava, 412 pessoas já se recuperaram. Ou seja, 84,7% dos pacientes estão curados. Entretanto, mesmo com este cenário de boa recuperação entre os pacientes, é preciso continuar tomando todos os cuidados.

Nessa quarta (12), dois casos de covid-19 foram confirmados na cidade. Além disso, 2.397 pacientes descartaram a doença. Outras 57 pessoas ainda cumprem o isolamento domiciliar. E 113 casos suspeitos aguardam investigação. É preciso respeitar as medidas de prevenção, assim como aponta o Secretário de Saúde de Guarapuava, Jonilson Pires.

“É preciso ficar em casa, usar máscara e respeitar o distanciamento social. Além disso, é necessário usar gel e lavar as mãos várias vezes ao dia”. Já no Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde informou na quarta (12) que em um único dia foram confirmados 1.818 diagnósticos positivos. No Estado, já foram feitos 5.600 exames pelo método RT-PCR, que tem sido utilizado em diversos países como uma das principais formas de diagnóstico.

5ª REGIONAL DE SAÚDE

É importante ressaltar que de todo o Paraná, a 5ª Regional de Saúde é a com menor coeficiente de incidência por Regional. O número se refere aos casos confirmados levando em consideração cada 100 mil habitantes. Sendo assim, são confirmados 270 casos a cada 100 mil pessoas nos municípios atendidos pela 5ª Regional. Enquanto na Regional mais afetada, a 1ª RS Paranaguá, são confirmados 1.370 casos levando em conta o mesmo número de pessoas.

De acordo com a Sesa, a 5ª Regional de Saúde conta com 455.880 habitantes. Desses, 1.237 estão infectados com a doença e 831 recuperados. Em Boa Ventura de São Roque, nenhum caso de coronavírus foi confirmado até o momento. Em Marquinho sete casos foram positivados e seis já se recuperaram. O sétimo é uma pessoa que acabou morrendo em decorrência da doença. Na cidade de Palmital cinco pessoas tiveram os testes positivados e todas já estão recuperadas, bem como Campina do Simão que teve quatro confirmados e todos já estão curados.

Em Candói, 52 pessoas estão recuperadas e 14 ainda aguardam resultados dos exames. Já em Prudentópolis, 59 pessoas foram positivadas, 57 se recuperaram e uma acabou morrendo vítima da doença. Em Pinhão, 104 casos foram confirmados e 88 já apresentaram melhoras. Uma pessoa morreu no município. Desde o início da pandemia, a 5ª Regional de Saúde está traçando estratégias para conter a disseminação do vírus.

BRASIL

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil ultrapassou na última semana, dois milhões de recuperados da covid-19. Em todo o Brasil, são 2.309.477 pessoas curadas da doença. No mundo, estima-se que pelo menos 13 milhões de pessoas diagnosticadas já se recuperaram.

O número de pessoas curadas no Brasil é superior à quantidade de casos ativos, 751.107, que são os pacientes que estão em acompanhamento médico.

NO MUNDO

Até o dia 8 de agosto, o Brasil ocupava a segunda posição em relação ao número de casos do mundo com 3.012.412 positivos. Contudo, quando considerado o parâmetro populacional, por milhão de habitantes, entre os países de todo o mundo, o Brasil ocupa a 8ª posição em relação aos casos, com 14.334 confirmados para cada um milhão de pessoas.

PROPAGAÇÃO DO VÍRUS

De acordo com a Agência Brasil, em uma entrevista com especialistas, não há qualquer evidência científica de que quem contraiu a covid-19 não vá se contaminar de novo. Além disso, por ser uma doença nova, os efeitos do vírus a médio e longo prazo não são totalmente conhecidos. Quem teve a infecção pode ainda apresentar eventuais complicações.

OUVIDORIA GUARAPUAVA

A Ouvidoria foi instalada em Guarapuava para diminuir a propagação comunitária do vírus, ou seja, a transmissão entre membros da mesma família. Assim, por meio do telefone, a população pode denunciar irregularidades que ocorram em estabelecimentos comerciais ou em praças e parques públicos com relação às medidas preventivas da pandemia.

A equipe responsável trabalha de segunda a domingo, das 8h às 22h, com atendimento via telefone 156 e por meio do sistema on-line da Ouvidoria. Por fim, a prefeitura de Guarapuava e a Clínica Escola de Fisioterapia (CEFISIO) da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) estão auxiliando na reabilitação da capacidade respiratória de pacientes que tiveram covid-19.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

ADRENALINA

Shopping Cidade dos Lagos abre pista de patinação nesta sexta

BOA OPORTUNIDADE

Senac Guarapuava está com processo seletivo aberto

EXPECTATIVA

CAD empata com Bituruna, e busca classificação para a próxima fase

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com