Em Guarapuava, 84% dos positivados com covid-19 estão recuperados

Em Turvo e em Bituruna, 100% dos casos confirmados já se recuperaram. Já em Pinhão, 91% do total de positivados estão recuperados

Em Turvo e em Bituruna, 100% dos casos confirmados já se recuperaram (Foto: Reprodução/Pixabay)

O Ministério da Saúde informou nessa quarta (29) que 1.787.419 pessoas já se recuperaram da covid-19 em todo o Brasil. No Paraná, 36.660 pessoas também estão curadas, em Guarapuava são 334 recuperados, mais de 84% do total de casos. Conforme o Ministério da saúde, no mundo todo, estima-se que cerca de 15,7 milhões de pessoas diagnosticadas com covid-19 já se recuperaram da doença.

Além disso, a  Secretaria de Saúde de Guarapuava confirmou 10 novos casos de covid-19 na cidade nessa quarta (29).  Os dados informados pela Secretaria apresentavam que 1.823 pacientes descartaram a doença. Já no Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou no mesmo dia, 1.517 novas confirmações. O Paraná acumula 70.155 diagnósticos positivos. Assim, o percentual dos curados em relação aos confirmados no Estado é de 52,3%.

Na mesma data, o número de casos ativos no país era de 675.712, mas o número de pessoas curadas é superior, representando mais da metade do total de casos acumulados, 70%.  O Ministério da Saúde aponta que a doença está presente em 98,2% dos municípios brasileiros.

REGIÃO

Em Bituruna, a Saúde municipal confirmou que 100% dos pacientes que tiveram resultado positivo para covid-19 na cidade, estão curados. Assim, a cidade continua sem novas confirmações.

Em 14 de julho, Pinhão chegou a quase 100% dos casos confirmados recuperados, apenas um paciente seguia em acompanhamento. Porém, os casos voltaram a subir e agora há sete novos positivos. Então, dos 85 casos que foram confirmados, 78 pessoas se recuperaram, o que representa 91% do total de positivados na cidade.

Em Turvo, dois casos de covid-19 foram confirmados, as duas pessoas já se recuperaram. Além disso, seis pacientes ainda aguardam os resultados dos exames. O primeiro positivo apareceu em junho, se tratava de um homem que trabalha em outro Estado.

Já em Prudentópolis, há um único caso ativo, como informa o boletim epidemiológico do município. Assim, do total de 57 confirmados, 55 pessoas se curaram e uma morreu vítima da doença. Outras 79 seguem em monitoramento e 32 pacientes aguardam a investigação dos exames.

PROPAGAÇÃO DO VÍRUS

De acordo com a Agência Brasil, em uma entrevista com especialistas, não há qualquer evidência científica de que quem contraiu a covid-19 não vá se contaminar de novo. Além disso, por ser uma doença nova, os efeitos do vírus a médio e longo prazo não são totalmente conhecidos. Quem teve a infecção pode ainda apresentar eventuais complicações.

Isso vai de acordo com as afirmações feitas pelo infectologista Leonardo Weissmann, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia. “Não temos certeza, por enquanto, de que quem teve covid-19 uma vez não terá novamente. É importante que quem já teve a doença continue se prevenindo. Continue com as medidas preventivas, usando máscaras, higienizando as mãos e evitando aglomeração”.

Em Guarapuava, o Secretário de Saúde, Jonilson Pires, segue alertando a população. “Fiquem em casa, usem máscara, respeitem o distanciamento social, usem álcool gel e lavem as mãos várias vezes ao dia”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

SEM SAIR DE CASA

Digitalização do atendimento público evita milhões de deslocamentos

SIMPLES NACIONAL

Empresas inadimplentes não serão excluídas do Simples em 2020

COVID-19

Universidades federais conduzem 1.260 pesquisas sobre covid-19

Comentários