22/08/2023


Guarapuava Região Saúde

Em Guarapuava, Cida Borghetti deve discutir crise do Santa Tereza

Governadora estará na cidade nesta sexta (8)

cida 77777777

A crise financeira que ameaça a continuidade de funcionamento do Hospital Santa Tereza, em Guarapuava, deverá ser debatida em reunião extraoficial com a governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP), em encontro que ocorrerá nesta sexta feira (8) no município. A pauta oficial da governadora em Guarapuava é para a inauguração do Teatro Municipal, que ocorre na noite de hoje. A informação que a crise do Santa Tereza deverá ser discutida foi a governadora ainda nesta sexta foi confirmada pelo diretor da 5ª Regional de Saúde, Márcio Brunsfeld, ao Portal RSN.

Com previsão de chegada prevista a Guarapuava para o final da tarde de hoje, Cida deve se reunir rapidamente com os deputados que representam o município – Artagão Júnior, Bernardo Carli e Cristina Silvestri – para a articulação de uma reunião entre o Governo do Estado, lideranças municipais, diretoria do Instituto Virmond, que mantém o HST, juntamente, também, com o secretário de saúde do Estado, Antônio Carlos F. Nardi.

“Nas reuniões que vem acontecendo, diversas propostas já foram feitas, todas, porém, com resultados a médio e longo prazo. Esta reunião que ocorrerá em Curitiba será para tentar encontrar uma solução a curto prazo”, explicou Márcio.

TRABALHO CONJUNTO

A crise do Santa Tereza veio à tona em abril, mas se potencializou nesta semana quando o administrador do HST, Newton Elias Gonçalves, declarou publicamente que o hospital não tem “condições de continuar” caso não receba mais auxílio externo. Atualmente, a instituição opera com o déficit de R$ 400 mil mensais, além de possuírem, também, uma dívida de cerca de R$ 800 mil com o corpo clínico do hospital. Frente ao iminente fechamento, lideranças municipais, tanto políticas quanto da sociedade civil organizada, se uniram em prol da luta.

Na manhã desta sexta feira (8), mais uma reunião de emergência, desta vez com a presença dos três deputados que representam Guarapuava, foi realizada na Câmara de Vereadores. O resultado da reunião foi a deliberação de uma espécie de conselho que estudará as possibilidades para que o hospital seja salvo. A informação foi confirmada pelo presidente da Comissão de Saúde do município, o vereador Pedro Moraes. Ao todo, 12 entidades de Guarapuava  compõe o novo conselho: 5ª Regional de Saúde, Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), Maçonaria, Conselho Regional de Medicina (CRM), Câmara Municipal de Guarapuava, Faculdade Guairacá, Faculdade Campo Real, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Sindicato Rural, Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Instituto Virmond, além de representantes dos deputados estaduais.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo