22/08/2023


Política

Em Guarapuava, Cida confirma reunião com as Forças de Segurança sobre o Cadeião

Encontro deve ocorrer neste final de semana para debater as possibilidades de transferência

cida-borghetti

Cida, em visita a Guarapuava (Foto: Nádia Moccelin/RSN)

A Governadora do Paraná, Cida Borghetti, confirmou, durante coletiva de imprensa, a realização de mais reuniões para que o processo de transferência da Cadeia Pública de Guarapuava, o Cadeião, tenha prosseguimento. A informação foi confirmada em coletiva de imprensa realizada na noite de ontem (8), durante a visita de Cida a Guarapuava. Durante sua passagem pelo terceiro planalto, a governadora também realizou uma reunião sobre a crise do Hospital Santa Tereza, além de prestigiar a inauguração do Teatro Municipal.

Na tarde de sexta, o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, havia confirmado que Cida discutiria, durante sua visita, a situação do Cadeião, existindo, inclusive, uma expectativa por parte do município para que a governadora liberasse ainda ontem a mudança de local e construção de um Centro de Triagem. A confirmação não veio, porém, os próximos passos para que isso se concretize já foram traçados.

“Foi uma importante reunião como representantes Conselho de Segurança da Comunidade de Guarapuava (CONSEG), da Policia Militar, da Polícia Civil, da Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), lideranças comunitárias, o prefeito, os deputados que representam a cidade, enfim. Eu pude atentamente ouvir as demandas e a situação real que enfrenta a segurança carcerária da região, já que Guarapuava congrega quase 17 Comarcas”, disse Cida.

Ainda de acordo com a governadora, para este final de semana, uma reunião com as Forças de Segurança do Estado, com a participação do Secretário Especial de Administração Penitenciária, Coronel Élio, foi convocada para discutir o caso do Cadeião de Guarapuava.

“Precisamos avaliar o que é possível ser feito para este momento ou para o próximo ano”, disse a governadora, fazendo menção ao fato estarmos em período eleitoral, o que impetra determinados tipos de investimentos.

Ainda não há informações sobre a possível data de construção do novo Cadeião, nem de projeto para se aprovar para este pleito, segundo Cida.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo