22/08/2023
Política

Em Guarapuava, estrada do Jordão começa a ser recuperada

imagem-66087

Produtores que vivem na comunidade Paiol de Telha, no Jordão, em Guarapuava tem a garantia de que uma nova ponte será construída sobre o Rio Bananas e que a estrada será recuperada. Para apresentar e debater o projeto com os moradores, o prefeito Cesar Silvestri Filho e o secretário municipal de Habitação e Obras, Flavio Alexandre  participaram de encontro com os produtores na noite de ontem quinta feira (30).
Recentemente, um protesto foi realizado pelos agricultores que fecharam o acesso ao Jordão, em parte da Avenida Rubem Siqueira Ribas. O prefeito garantiu que, a partir desta sexta feira (31), a Secretaria de Obras estará trabalhando na região.

De acordo com Flavio Alexandre, as fortes chuvas ocorridas em julho de 2013 comprometeram a estrutura de madeira, dificultando a tráfego e o transporte dos produtos. Atualmente, foi construída uma “passarela” temporária, mas os veículos devem trafegar por um desvio que, segundo reclamações, encontra-se em condições precárias de trafegabilidade. A região abriga produtores de leite e chácaras próprias da agricultura familiar.

Segundo Cesar Filho, a ponte em concreto será construída em parceria com o Governo do Estado. “Um dos objetivos da nossa administração é fortalecer o interior do nosso município com ações que beneficiem as famílias dos produtores rurais. A nova ponte será de concreto, oferecendo toda a estrutura e segurança que as famílias merecem”.

Os moradores também solicitaram ao prefeito a manutenção das estradas do local, principalmente a que faz o desvio da ponte. Cesar Filho destacou que Guarapuava possui 3,7 mil quilômetros de estradas rurais e que, em 2013, foram investidos R$ 5 milhões em readequações e manutenções. “Admiro a atitude do prefeito em estar aqui olhando nos nossos olhos e nos garantindo que teremos mais estrutura, beneficiando o transporte da produção e o acesso do ônibus para buscar as crianças para ir à escola”, afirma Terezinha Siqueira, que mora no local há 50 anos, produz pão, bolos e derivados do leite.  Terezinha foi uma das organizadoras do protesto.

Foto da Assessoria de Comunicação da Prefeitura

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo