Em Guarapuava, moradores do São Cristóvão recebem UBS diferenciada

A Unidade Básica de Saúde (UBS) recebeu o nome de Cezar Silvestri, político que contribuiu para a melhoria da saúde pública no município

Em Guarapuava, moradores do São Cristóvão recebem UBS diferenciada no bairro (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A prefeitura de Guarapuava entregou nesta sexta (29), a Unidade Básica de Saúde – UBS do bairro São Cristóvão. O momento foi emocionante, não só por se tratar da realização de um sonho da comunidade, mas por ter recebido o nome, in memoriam, de um político que contribuiu efetivamente para a melhoria da saúde pública no município, o deputado Cezar Silvestri.

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri, disse que é difícil falar sobre o pai. Mas que é de grande importância vê-lo sendo homenageado, principalmente na área da saúde, que foi onde ele batalhou tanto.

Esse vai ser um dos mais importantes espaços de serviço público da cidade. É uma unidade diferenciada com capacidade para duas ou três equipes e atenderá um bairro populoso. Nessa Região, é a quarta UBS que passou pelo processo de revitalização ou construção. Esperamos, também, que as equipes e a população recebam essa obra sabendo que fazemos isso prezando pela saúde de todos.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Antes, a UBS São Cristóvão funcionava em uma casa alugada e atendia em média 4.600 moradores. Agora, a sede própria instalada na avenida Antônio Losso, no antigo parque de máquinas da prefeitura, tem espaço de aproximadamente 250 m².

Conforme o secretário de Saúde, Celso Goes, a obra é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, e custou mais de R$ 840 mil. “Nós estamos na maior crise da saúde mundial e enfrentando isso tudo de cabeça erguida, com transparência e investindo em saúde. Estamos muito felizes por essa ser a última unidade que nós estávamos com urgência em entregar, devido a necessidade da comunidade”.

Além de consultórios médicos, a unidade contará com uma sala exclusiva do programa Mamãe Guará e salas de atendimento ortodôntico e de vacinas. Uma cisterna foi instalada no prédio e captará água da chuva para a limpeza do local, levando em conta questões ambientais e a economia de recursos.

Conforme o vice-prefeito e secretário de Obras e Turismo, Itacir Vezzaro, este é um espaço de excelente qualidade, com uma estrutura semelhante a de uma emergência. “As instalações vão beneficiar tanto a comunidade, quanto a equipe, pois um local adequado de trabalho é mais uma motivação para o bom atendimento”.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

HOMENAGEM

O nome da UBS foi sugerido por meio de um projeto de lei de autoria do vereador Pedro Moraes, que destacou a importância o trabalho de Cezar Silvestri. “Entre muitos feitos, temos orgulho e gratidão por ele ter iniciado o processo para viabilização do Hospital do Câncer, oportunizando que o Hospital São Vicente pleiteasse a radioterapia”.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador João Carlos Gonçalves, Cezar Silvestri é um exemplo de político a ser seguido. “Sem dúvida nenhuma ele deixou um legado a ser seguido. Por isso, cabe a nós que queremos ter êxito, termos que seguir os bons políticos, este é um político a ser seguido, ser lembrado”.

A deputada Cristina Silvestri, viúva do homenageado (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Assim, a deputada Cristina Silvestri, viúva do homenageado, destacou o empenho do marido nas áreas de educação e, especialmente, da saúde.

Ele sempre dizia que, com relação a saúde, não poderia haver diferença nos atendimentos. Todos as pessoas deveriam ter a mesma oportunidade seja rico, pobre, criança ou idoso e receber tratamentos adequados e dignos. Então, é uma honra ver esta homenagem, lembrando esse importante papel dele nesse sentido.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

CEZAR SILVESTRI

Cezar Augusto Carollo Silvestri nasceu em Guarapuava, em 1 de agosto de 1954. Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná, em 1977. Onze anos depois, em 1988, iniciou a vida pública, como vice prefeito de Guarapuava.

Conforme a Secretaria de Comunicação da prefeitura de Guarapuava, a trajetória política dele foi pautada nas pessoas, com cuidado especial para os que trabalham na área da saúde. Trabalhando com seriedade, ajudou a construir parte da história do município. Atuou como chefe da Casa Civil, secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná e presidente da Agência Reguladora de Serviços Delegados do Paraná (Agepar).

Foi deputado estadual três vezes consecutivas (em 1990, 1994 e 1998) e, também três vezes, foi eleito deputado federal (2002, 2006 e 2010). Na Assembleia Legislativa do Paraná, entre outros cargos, foi presidente das comissões de Orçamento, Obras Públicas, Transporte e Comunicações.

Na Câmara, presidiu a comissão de Defesa do Consumidor e foi membro titular das comissões de Agricultura e Pecuária, Meio Ambiente e da Comissão Mista de Orçamento. Cezar Silvestri faleceu em 10 de outubro de 2018, em Curitiba, com 64 anos. Pai de Cesar Silvestri Filho, prefeito de Guarapuava, e marido de Thereza Cristina Silvestri, deputada estadual.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

DIA MUNDIAL DO ROCK

No Dia do Rock comemore ouvindo música boa e o 'Podcore Podcast'

HOSPITAL REGIONAL

Governador inaugura 1ª fase do HR de Guarapuava

COVID-19

Paraná está entre os 11 estados com alta transparência sobre a covid-19

Comentários