Em Guarapuava, variação de preço de materiais escolares pode chegar a 700%

Número foi divulgado após uma pesquisa do Procon na cidade

*Matéria atualizada às 10h01 de 18 de janeiro para retificação de informação.

A boa e velha dica de pesquisar preços antes de comprar material escolar pode fazer muita diferença no bolso dos guarapuavanos neste ano. Isso porque, uma pesquisa de preço dos principais itens que compõem a lista de material escolar, feita pelo Departamento de Fiscalização e Pesquisa do PROCON de Guarapuava entre os dias 11 e 12 de janeiro, revela variação entre produtos que pode chegar a 700%. Segundo a Secretaria de Comunicação (Secom), foram visitadas cinco papelarias da cidade com a pesquisa considerando 39 itens escolares.

Conforme os dados levantados pela pesquisa, as maiores variações encontradas foram nas borrachas brancas, com variação de 700%; no apontador comum pequeno, de 696%; e nas lapiseiras 0.5 e 0.7 mm, de 600%.

“O consumidor deve sempre estar atento aos preços praticados nos estabelecimentos em que ele realiza compras, pois, no momento, pode parecer uma diferença pequena, mas que no final causa um grande impacto no orçamento”, orientou o coordenador do Procon, Paulo Lima.

Outra dica repassada por Paulo é para a compra de marcas alternativas que podem gerar uma grande economia para o consumidor. A orientação é que antes de ir às compras, o consumidor verifique, ainda, o que sobrou do ano passado e ainda pode ser usado.

“Converse com o seu filho. Não é necessário ter tudo novo a cada início de ano. Economizando, sobra dinheiro para outras coisas”, afirmou.

Abaixo, confira a tabela com os preços e as variações encontradas:

(Imagem: Procon Guarapuava)

(Imagem: Procon Guarapuava)

Relacionadas

TRÂNSITO

Rua XV de Novembro é revitalizada com nova sinalização em Guarapuava

PERIGO IMINENTE

Morte de Lucas em acidente na PR-170 reforça urgência na obra de trevo

PANDEMIA DA COVID-19

Surg orienta sobre descarte de lixo contaminado por covid-19

Comentários