O ano letivo de Irati começou ontem (10), mas a opção da Secretaria Municipal de Educação foi por uma retomada de ensino remoto. No entanto, a partir de março, a intenção é adotar as atividades semipresenciais e de forma escalonada, para que as crianças voltem às escolas. Ou seja: seguindo o modelo híbrido proposto pelo Governo do Paraná.
Jandira Giraldi, Secretária municipal de Educação, comenta que inicialmente, o trabalho é de conscientização de toda a equipe do setor e dos pais e responsáveis. De acordo com ela, a secretaria elaborou um plano de retomada das atividades no formato semipresencial. “Esse que está sendo repassado a coordenadoras e diretoras, avaliando a situação de cada escola e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI)”.
Desse modo, durante o mês de fevereiro, as escolas devem repassar aos pais o formato que vão adotar a partir de março.
O plano elaborado junto com a Secretaria de Saúde e com o Centro de Operações Especiais e de Fiscalização da covid-19 (COEF). Ressaltamos que os pais que não queiram enviar os filhos à escola, não têm obrigação e poderão continuar fazendo atividades remotas.
Sobre a implantação de atividades semipresenciais, a secretária aponta que os processos passam por consultas com os pais para que um levantamento seja feito. Assim, avaliando se a maioria é contra ou a favor ao novo modelo. “Agora, é momento de paciência. As coisas vão ocorrer, mas no tempo certo, e mesmo que seja feita a retomada, não será de 100%”.
Além disso, uma das novidades de 2021 é a permanência das equipes nas escolas. Desse modo, não vai ter sistema de revezamento, como vinha sendo feito em 2020.
Portanto, os professores estarão nas escolas preparando e recebendo atividades dos alunos e, também, tirando dúvidas dos pais.
Jandira também destaca que em breve o edital para Processo Seletivo Seriado (PSS) será lançado para professores que devem compor o quadro para este ano.
Leia outras notícias no Portal RSN.