A Escola do Campo Multisseriada Domingos de Moraes, que fica no Banhado Grande, distrito de Entre Rios, passou, nesta quinta-feira (25), por uma verdadeira transformação. Juntos, moradores do local e funcionários da Prefeitura de Guarapuava fizeram um mutirão. O prefeito Cesar Silvestri Filho, a vice-prefeita Eva Schran, a secretária de Educação Sandra Zannette e o vereador Celso Costa acompanharam o trabalho.
Enquanto a escola recebia todas as melhorias necessárias, as crianças participavam de diversas atividades, como teatro e contação de histórias, com personagens infantis. “A Secretaria de Educação teve a iniciativa do mutirão, os moradores aprovaram e agora todos trabalhamos juntos. A administração municipal sempre tratará todos da mesma forma, não importa onde estejam. Tanto os pais quanto as crianças terão esses e outros benefícios para que recebam uma educação de qualidade”, afirma o prefeito.
Segundo Sandra Zannette, o prédio, onde estudam 37 alunos, estava em situação tão precária que a primeira ideia foi transferi-los para a escola da Colônia Vitória. “Em reunião aqui na comunidade, definimos que reestruturar a escola seria a melhor solução, já que todos os dias essas crianças teriam de pegar o transporte escolar e enfrentar a estrada”, explica a secretária. Segundo ela, foram feitos vários serviços, como pintura, reformas elétrica e hidráulica, jardinagem e reforma de móveis. “Além disso, a cozinha ganhou armários novos, geladeira, fogão, pratos e talheres. Tudo novo. Também montamos um parquinho para que a garotada possa brincar nos intervalos das atividades”.
O trabalho, coordenado pela Secretaria de Educação, teve apoio dos funcionários da Casa da Cultura, Surg e Secretaria de Obras. “Segundos os pais e professores, a maioria das crianças nunca teve acesso a um computador, por isso trouxemos computador, material didático, livros para a biblioteca, televisão, vídeo cassete e DVD”, acrescenta Sandra. A cada 15 dias, a equipe pedagógica irá ao Banhado Grande para serem realizadas várias atividades
Eva Schran reforçou que todos os guarapuavanos serão tratados igualmente nesta gestão. “Esta comunidade terá o mesmo tratamento que as outras, estejam no Centro da cidade ou no interior”, afirma. Para o vereador Celso Costa, os moradores agora sentem que estão sendo valorizados pelo poder público. A professora Zaine Rosa de Moraes disse que agora as crianças terão mais alegria e disposição para estudar. “Melhora para eles e para nós, professores”.
A mãe do aluno Willian Eduardo, 6 anos, ajudou em diversos serviços durante o mutirão, inclusive a preparar o almoço. “Eu não queria que meu filho estudasse longe de casa, mas a escola estava caindo. Agora, recebemos essa atenção e aprovamos. Vamos ajudar sempre que for preciso”,disse Neura Moraes.
Próximo mutirão
A secretária Sandra Zannette informou que todas as escolas municipais que necessitarem terão os serviços e benefícios do mutirão.“O mutirão vai além da reforma, mas é o primeiro passo para identificarmos as necessidades e implantarmos essa e outras melhorias”, esclarece. O próximo mutirão será realizado na Escola do Campo União Brasileira, no Faxinal dos Fiúza.