22/08/2023
Cotidiano

Em nota, CDL afirma que XV não precisa de duas pistas de rolagem em Guarapuava

imagem-83790

Caio Budel

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Guarapuava se manifestou nesta quinta feira (25) sobre a série de congestionamentos que vem acontecendo frequentemente no Centro da cidade. Em nota, ela informou que, exclusivamente no caso da XV de Novembro, não é necessário que a via tenha duas pistas de rolagem porque “A XV não é uma rua preferencial”. A afirmação parte de uma série de reclamações que atribuem a liberação do estacionamento no lado direito da rua com engarrafamentos constantes.

Leia mais: Congestionamentos constantes afetam ruas do Centro de Guarapuava

“Guarapuava vive um momento de crescimento, é normal em qualquer cidade do nosso porte ter dificuldades para a circulação de carros no Centro. Inclusive, a XV não é preferencial, portanto ela não precisa de duas pistas de rolagem. Ela é para o condutor ter atenção e parar a cada quadra”, disse o presidente da CDL, Antonio Carlos Ferrer.

Segundo o presidente, a liberação do lado direito da XV para estacionamento no final do ano aconteceu através do Conselho Municipal de Trânsito, Transportes e Sinalização (Comutra) depois de uma reivindicação da CDL junto da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG). Para Ferrer, a liberação beneficiou tanto o comércio quanto a população. “Com as previsões de chuvas, ventos e frio, estacionar no Centro foi de extrema importância para pessoas de idade, crianças e aqueles que fizeram compras rápidas e comemoraram ter finalmente de volta o estacionamento na rua XV dos dois lados”, explica.

Ainda na visão da CDL, os problemas de congestionamento na principal rua da cidade aconteceriam de qualquer forma, com ou sem estacionamentos dos lados da via. "Sabemos que dificulta um pouco, mas dezembro é uma época especial. Com liberação ou sem liberação, teríamos os problemas da mesma forma. Uma outra situação que registramos é que sem a liberação da rua XV, os veículos ficam girando nas quadras a procura de vagas e isso atrapalha ainda mais”, justificou.

Ainda de acordo com Ferrer, vários pedidos já teriam sido registrados para liberação do estacionamento no lado direito da XV para os meses seguintes de 2015. Porém, a determinação inicial do Comutra é que veículos possam voltar a trafegar do lado direito da via a partir de 5 de janeiro.  

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.