O Sindicato dos Docentes e Agentes Universitários do Ensino Superior Estadual de Guarapuava e Irati (Sintesu), emitiu nota de apoio à greve dos caminhoneiros de todo o Brasil.
“O Sintesu ratifica sua solidariedade aos profissionais do transporte que formam uma das mais importantes categorias de trabalhadores do país e travam árdua luta para estancar a sangria promovida pelo Governo Federal através de sucessivas e abusivas altas nos preços dos combustíveis”.
A entidade lembra que não são apenas os caminhoneiros que são atingidos pelas constantes altas no preço dos combustíveis, mas todos os trabalhadores, que necessitam de meio de transporte para se deslocarem ao seu local de trabalho ou que dependam de veículo motor para garantir o sustento de suas famílias.
“Notadamente, o que temos é uma verdadeira afronta à sociedade, ao vermos que desde julho de 2017 o preço do diesel acumula alta de quase 57% e o da gasolina cerca de 55,5%, enquanto a inflação oficial no Brasil acumulada, praticamente no mesmo período, foi de cerca de 2,7%, índice que não por acaso também balizou a maioria dos aumentos salariais dos trabalhadores brasileiros no período”.
A nota diz também que os constantes reajustes dos combustíveis vem gerando prejuízos em cadeia, que se verificam facilmente nos mais diversos segmentos e afetam toda a sociedade, refletindo, notadamente, nos preços da cesta básica, do pão e do leite, do arroz e do feijão, do gás e da passagem do ônibus, dos remédios e da educação em geral, além dos praticados nas áreas da agricultura, indústria e comércio, hospitais, serviços e outros.
“Dessa forma, o Sintesu entende como justa e expressa apoio à greve em curso promovida pelos caminhoneiros de todo o país. Ainda, destaca que sempre é favorável à livre manifestação da classe trabalhadora em defesa de seus direitos”.