O governador do estado de Nova York, nos Estados Unidos, Andrew Cuomo, vai autorizar o uso de maconha para fins medicinais. De acordo com comunicado publicado na noite dessa quarta-feira (8) Cuomo informou que será lançado no âmbito do estado um programa de pesquisa de viabilidade do uso da erva para fins medicinais.
Com a medida, Nova York será o 21º estado a liberar o uso da erva para o tratamento de dor, câncer e outras doenças graves. No anúncio, não foi informado quando a iniciativa entrará em vigor.
"Pesquisas mostram que maconha medicinal ajuda a administrar a dor, o tratamento contra o câncer e outras doenças severas. Para prover alívio a pacientes que sofrem de doenças graves, o governador Cuomo irá usar sua autoridade para lançar um programa piloto de pesquisa, que irá permitir que mais de 20 hospitais forneçam maconha medicinal a seus pacientes em tratamento de doenças severas", informa um item da agenda de Cuomo para este ano.
Segundo a publicação, o programa permitirá que participantes qualificados busquem o alívio de seus sintomas de forma segura e legal, enquanto participam de um sistema de avaliação da efetividade e da viabilidade do uso da erva para essa finalidade. Os resultados serão usados para políticas públicas no futuro.
Com EBC