Em Pato Branco, Saúde confecciona máscaras faciais em 3D

Fiep de Pato Branco ajuda a promover a saúde na cidade com o empréstimo do equipamento, mas ainda precisa de contribuições

Para contribuir no combate ao Covid-19, a Aceleradora Sistema Fiep de Pato Branco emprestou sua impressora 3D para a Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a entidade, estão sendo confeccionadas máscaras faciais para profissionais de saúde, em uma iniciativa em conjunto com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e as startups Tesserato e Compre 3D.

Conforme Karla Andreane Holub, analista de Inovação da Aceleradora, desde a última segunda (23), somando-se as seis impressoras emprestadas na cidade, foram confeccionadas 43 máscaras.

“Os equipamentos já foram distribuídos a profissionais da Unidade de Pronto Atendimento e de hospitais, que confirmaram que as máscaras são ergonômicas e já estão em uso”.

Entretanto, a quantidade já confeccionada ainda é pequena diante da necessidade do município. “A Prefeitura nos informou que o ideal é que tivéssemos pelo menos 250 máscaras na cidade. Por isso, estamos pedindo a contribuição da população. Seja com empréstimos de outras impressoras, doação de matéria-prima ou mesmo em dinheiro para compra do material”.

Segundo Karla, são filamentos plásticos, como PLA, ABS e PET G. “O ideal seria que a população nos ajudasse a levantar os valores para compra”.

Assim, quem puder colaborar com doações pode entrar em contato com a Karla, pelo e-mail karla.holub@sistemafiep.org.br ou pelo Whatsapp (46) 99120-9664, ou direto com a Secretaria Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação de Pato Branco, pelo telefone (46) 3220-6080 (Douglas).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

BOA AÇÃO

Grupo 'Duelo do Bem' começa as reformas no hospital Santa Tereza

TIRA-DÚVIDAS

TSE lança aplicativo para tirar dúvidas no WhatsApp nas eleições 2020

ELAS SÃO MAIORIA

Brasil tem 147,9 milhões de eleitores aptos a votar nestas eleições

Comentários