22/08/2023
Guarapuava

Em sabatina, Dr. Antenor e Cesar Filho garantem continuidade da Secretaria da Mulher

imagem-119141

Da Redação, com Priscila Schran

Guarapuava – Durante toda a semana, o Conselho Municipal da Mulher está ouvindo as propostas dos candidatos a prefeito de Guarapuava para as políticas públicas para as mulheres. Nos dias 19 e 20 de setembro, no SISPPMUG, Antenor Gomes de Lima e Cesar Silvestri Filho, respectivamente, expuseram suas propostas e responderam as perguntas das entidades.

O primeiro sabatinado foi o candidato pela coligação 'Guarapuava é a gente que faz', Antenor Gomes de Lima. Em seu tempo de 20 minutos ele relembrou que quando foi vereador, foi o autor da lei que reformulou o Conselho da Mulher, incluindo novos movimentos e organizações, além de ter proposto outros projetos que beneficiaram as mulheres, como de aquisição de crédito. Ressaltou também que por meio do Orçamento Participativo, pretende estruturar a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres contratando profissionais por concurso, dialogar com a educação e fazer propagandas institucionais com relação à violência contra a mulher, orientando e prevenindo as guarapuavanas e guarapuavanos. Quando foi questionado sobre a possibilidade de trabalhar as questões de igualdade de gênero nas escolas, ele apresentou a proposta de abrir as escolas nos finais de semana para a comunidade e incentivar a produção de documentários sobre violência contra a mulher, provocando esse debate na comunidade e no ambiente escolar.

No segundo dia de sabatina, o candidato a prefeito pela coligação 'Força para muito mais', Cesar Silvestri Filho, teve o mesmo tempo para expor suas propostas e relembrou que assumiu um compromisso com o Conselho da Mulher na eleição passada, que era estruturar e criar a Secretaria da Mulher em Guarapuava, o que foi realizado junto com a vice prefeita, Eva Schran. Destacou como ações de seu governo a implantação da Casa Abrigo, a reestruturação da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, o trabalho transversal entre a educação a saúde e a assistência social e a oferta de cursos profissionalizantes. Como propostas, disse ser viável a implementação do aluguel social temporário para as mulheres em situação de violência que precisam sair de seus lares, e a oferta de novos cursos profissionalizantes para dar conta, por exemplo,  da demanda que vem com o shopping,  além de ampliar o orçamento da Secretaria. Quando questionado sobre a possibilidade de trabalhar a igualdade de gênero nas escolas, disse que as polêmicas não estão impedindo que os professores insiram o tema, e que é preciso as crianças crescerem compreendendo que não há distinção entre homens e mulheres no que concerne aos seus direitos e a sua capacidade.

Os dois candidatos leram e assinaram a Carta de Compromisso do Conselho, na qual a principal reivindicação é a permanência e ampliação da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. Para a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Camila Grande da Silva, as sabatinas são a oportunidade de comprometer os candidatos, “Nós enquanto Conselho da Mulher, não poderíamos deixar de firmar um compromisso por escrito de cada candidato com a permanência dos direitos adquiridos e ampliação das políticas. Guarapuava já conta com uma Secretaria da Mulher bem estruturada, agora o que precisamos é ampliar as políticas e é nossa função fiscalizar e reivindicar direitos.”

Os próximos candidatos a serem ouvidos são João Nickers (Rede), nesta quarta, às 8h30, e Luciano Gago (PTdoB), na sexta, às 14h.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.