22/08/2023
Cotidiano

Em sorteio de apartamentos Cesar Filho reafirma maior programa habitacional da cidade

imagem-65075

Durante o sorteio de distribuição dos blocos e números dos apartamentos para os futuros 64 mutuários da Caixa Econômica Federal, na tarde desta quarta (08), o prefeito Cesar Filho voltou a falar sobre o maior programa habitacional já em execução em Guarapuava.

Em 2013 a Prefeitura realizou, em conjunto com a Caixa, o sonho da casa própria de 564 famílias. “Destaco que a administração anterior entregou em oito anos 300 unidades de moradias. Nossa equipe, em parceria com a Caixa, em um ano já praticamente dobrou este número (564 unidades em 2013). Vamos chegar a beneficiar 3 mil famílias neste mandato de 4 anos, como nos propusemos”, reafirma Cesar Filho. O prefeito fez questão de salientar o que cobrou dos parceiros e dos executores do projeto: “construir casas bem feitas, em lugar digno e para quem precisa”.

Já para o Secretário de Habitação Flávio Alexandre, que trabalha há mais de 23 anos na adminstração municipal, a diferença no processo de seleção e a transparência são os critérios que mais se destacam. “A visita feita pela equipe de assistência social e pelas psicólogas da Prefeitura a cada família conseguiu detectar as que realmente necessitavam desta moradia. Não que todas as inscritas não mereçam, mas algumas tem mais necessidades do que outras e vamos adequando por este fator”.

O critério considerou a posição na lista do cadastro municipal, visitas de assistentes sociais e adequação aos critérios estabelecidos para ocupação dos imóveis. Após o sorteio, a entrega definitiva das chaves acontece no próximo dia 30 de janeiro.

Foi o caso de Daiane Patk, de 20 anos. Mãe de duas filhas, uma com 6 anos e outra com 1 ano, que residem em um lugar bem retirado nas proximidades do Jardim Patrícia. “Ela vive com estas crianças em uma condição precária, é um buraco onde mora. A minha casa minha vida vem dar um novo rumo prá vida dela e das filhas e estamos todos contentes com isso”, destaca a mãe de Daiane, Rosa Patk.

Já a dona de casa Eliane Campos dos Santos, 36 anos, que se inscreveu pela primeira vez no programa em 1999, a vida começa a mudar com o recebimento da chave. “Agora ainda tudo parece um sonho. Mas vai ser concretizado no dia 30 quando vamos receber a chave do nosso apartamento. Tantos planos, tantos sonhos, tanta espera e agora tá tão próximo. Só temos que agradecer à todos”.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.