22/08/2023
Região Segurança

Em um mês, Patrulha Rural cadastra 70 propriedades na Região

A Patrulha Rural abordou 20 veículos e 15 pessoas nas comunidades rurais. Além disso, foram patrulhados mais de 4 mil quilômetros

PATRULHA RURAL

Em um mês, Patrulha Rural cadastra 70 propriedades na Região (Foto: Ascom/Polícia Militar)

A Patrulha Rural da Polícia Militar de Guarapuava, que foi reativada no início do mês de julho, completou um mês e já tem trazido resultados no combate aos crimes na área rural. A Patrulha que tem como missão o patrulhamento ostensivo e preventivo opera na área da 1ª Companhia do 16º BPM.

Assim, inclui Guarapuava, Pinhão, Reserva do Iguaçu, Foz do Jordão, Candói, Goioxim, Campina do Simão e Turvo. Além disso, conforme a PM, o patrulhamento ocorre nos Distritos do Guará, Guairacá, Palmeirinha e Entre Rios. De acordo com o Sargento Jorge que integra a Patrulha, a equipe é composta por dois policiais militares – sendo ele [sargento Jorge] e o soldado Moraes – e uma viatura.

“Nesse primeiro mês, 70 novas propriedades rurais foram cadastradas com informações de endereço, proprietário, telefone e coordenadas de GPS em todos os municípios que estão dentro da cobertura da 1ª Cia”.

(Foto: Ascom/Polícia Militar)

Além das propriedades cadastradas, cerca de 50 foram revisitadas. Conforme o sargento, os números podem parecer pequenos, mas é só início dos trabalhos. “Além disso, temos a dimensão geográfica de nossa área de atuação, que é grande. Mas estamos recolhendo informações e ganhando a confiança do pessoal. Os números devem aumentar”.

Ainda segundo a PM, em um mês foram abordados 20 veículos e 15 pessoas nas comunidades rurais. “Foram mais de quatro mil quilômetros patrulhados. Exatamente 4.343 quilômetros percorridos em menos de um mês”.

(Foto: Ascom/Polícia Militar)

DUAS FRENTES

O trabalho da Patrulha Rural se divide em duas frentes: o policiamento ostensivo e o policiamento comunitário. Assim, o policiamento ostensivo nas áreas rurais conta com patrulhamento e abordagem de veículos e pessoas.

“Em um segundo momento, fazemos o policiamento comunitário, aproximando a patrulha da comunidade. Fazemos visitas aos produtores rurais com visitas e orientações sobre a segurança no campo.”

(Foto: Ascom/Polícia Militar)

Paralelamente, a Patrulha Rural desenvolve outras atividades na sede do 16º BPM, como atividades físicas, instruções de tiro e aperfeiçoamento da equipe.

(Foto: Ascom/Polícia Militar)

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.