22/08/2023



Em uma semana, 5ª Regional notifica 2 novos casos suspeitos de dengue

Dos 20 municípios que integram a Regional de Guarapuava, 15 têm registros de casos suspeitos e seis confirmaram a presença da doença

Mosquito-da-Dengue-imagem-ilustrativa-1

Guarapuava tem um caso confirmado de Dengue (Foto: Arquivo/RSN)

Com dois novos registros de casos suspeitos, a 5ª Regional de Saúde, com sede em Guarapuava chega a 75 notificações de suspeitas de dengue. Além disso, nove casos tiveram resultado positivo em oito municípios. As duas novas suspeitas ocorreram em Guarapuava e em Prudentópolis. Estes números são referentes ao período epidemiológico que teve início em agosto do ano passado. Desse modo, os municípios com casos confirmados são: Cantagalo, Guarapuava, Laranjal, Pitanga, Prudentópolis e Rio Bonito do Iguaçu.

Além disso, o município de Prudentópolis é o que possui o maior número de suspeitas, 25 notificações. Seguido por Guarapuava com 15 registros. Boa Ventura de São Roque tem cinco casos suspeitos. Em Cantagalo os registros são quatro. Já os municípios de Laranjal, Laranjeiras do Sul, Pinhão, Pitanga, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond tem três suspeitas cada. Além disso, Marquinho e Palmital já registraram duas suspeitas cada da doença. Por fim, Nova Laranjeiras e Reserva do Iguaçu possuem um caso suspeito da doença cada.

O secretário de Saúde, Beto Preto, reiterou que o combate ao mosquito Aedes aegypti é papel de toda população. “É importante repetirmos sempre que a principal medida preventiva para a dengue é a remoção dos criadouros, evitar o acumulo de água nas áreas externas e internas das residências, pois estes pontos podem se transformar rapidamente em criadouros para o mosquito”.

NO PARANÁ

Assim, ainda com base nos dados da Secretaria de Saúde, 358 dos 399 municípios paranaenses têm notificações de casos suspeitos. Sendo que em 265 há confirmações. Em todas as 22 regionais de Saúde do Paraná há registros de casos suspeitos e confirmados. Por fim, ao todo, o estado contabiliza 14.843 casos confirmados e 19 mortes.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo