22/08/2023
Brasil Esportes

Emerson Fittipaldi e sua história na Fórmula 

Campeão mais novo até então na categoria, brasileiro fez história e deixou o seu legado na modalidade; confira como foi sua carreira

Emerson Fittipaldi: o pioneiro brasileiro na Fórmula 1 ( Foto: Lothar Spurzem)

Muito além das pistas, o impacto de Emerson Fittipaldi ainda é sentido entre os fãs de automobilismo. Seu protagonismo abriu as portas da Fórmula 1 para os brasileiros e ajudou a popularizar o esporte no país.
Para quem quer transformar essa paixão em entretenimento, a plataforma com bônus surge como uma alternativa segura e empolgante. Jogue com responsabilidade.
Emerson Fittipaldi tem um feito incrível em sua história, já que é o único piloto a conquistar o Mundial de Fórmula 1 e as 500 Milhas de Indianápolis em duas oportunidades cada. Vamos relembrar como foi sua trajetória na Fórmula 1!

Emerson Fittipaldi o pioneiro brasileiro na Fórmula 1 (Foto:  Lothar Spurzem)

O início histórico na Fórmula 1

Assim como a maioria dos pilotos, Emerson Fittipaldi começou no kart. Ele contou com o apoio da família, inclusive o irmão, Wilson, que também era piloto e teve experiência na Fórmula 3.
Após várias competições, ele chegou à Fórmula Ford, onde obteve muito sucesso e passou a chamar a atenção. Em seguida, estreou na Fórmula 3 britânica, onde foi o campeão aos 22 anos.
A primeira oportunidade na Fórmula 1 veio em 1970, com a Lotus, estreando no GP da Grã-Bretanha, já no meio da temporada. Mesmo após uma classificação ruim, largando entre os últimos, Fittipaldi fez uma boa corrida e chegou em oitavo lugar.
Após três corridas, Emerson Fittipaldi recebeu um pedido para amaciar o carro de Jochen Rindt nos treinos, pois era um modelo novo. O brasileiro bateu, saiu ileso, mas a Lotus ficou destruída.
Dessa forma, o virtual campeão, Rindt, ficou com o carro de Fittipaldi, que não iria mais competir naquele final de semana. O austríaco bateu na mesma curva e, em seguida, foi esganado pelo cinto de segurança, perdendo a vida.
Posteriormente, Emerson Fittipaldi venceu a corrida nos Estados Unidos — sua primeira na modalidade. Com a vitória, garantiu que nenhum piloto alcançasse a pontuação de Rindt, que foi declarado o primeiro e único campeão póstumo da F1.

Consolidação da carreira e fundação de própria equipe

Em 1971, Fittipaldi não conseguiu nenhuma vitória na F1, mas teve uma temporada consistente com três pódios. Já em 1972, tudo mudou: foram cinco triunfos, diversas atuações incríveis e o título de campeão mundial mais jovem da história até então, com 25 anos, oito meses e 29 dias.
No ano seguinte, foram mais três vitórias, mas o título escapou. Em 1974, Emerson Fittipaldi mudou de equipe, acertou com a McLaren e, logo no primeiro ano, veio o bicampeonato, com direito a uma vitória no Brasil.
Ao lado do irmão, Emerson Fittipaldi fundou uma equipe inteiramente brasileira, a Copersucar Fittipaldi, em 1975, passando a competir por ela em 1976. Apesar de não ter muito sucesso, conseguiu o 2º lugar no GP do Brasil em 1978.
Fittipaldi permaneceu na equipe até encerrar sua carreira na Fórmula 1 em 1980. Na modalidade, foram 149 Grandes Prêmios disputados, com 14 vitórias, 6 pole positions, 6 voltas mais rápidas e um total de 276 pontos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.