22/08/2023
Geral Guarapuava

Emissão de guias pode ser feita na Prefeitura

imagem-107643

Da Redação, com assessoria 

Guarapuava – A Secretaria Municipal de Finanças, visando a eficiência na prestação de serviços públicos e na melhoria no atendimento ao cidadão, disponibilizou por meio do site da Prefeitura de Guarapuava,  uma nova ferramenta para impressão da guia de recolhimento de tributos municipais. Os cidadãos e as empresas de Guarapuava poderão acessar o site da Prefeitura e imprimir guias para recolhimento dos impostos como: IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), ITBI (Imposto sobre Transmissão de bens e imóveis), Contribuição de Melhorias, ISS (Imposto sobre serviços)-Construção, ISS (Imposto sobre serviços)-Fixo, Taxa de Alvará e ISSQN (Imposto sobre serviços de qualquer natureza).

Neste novo espaço há ainda a opção de selecionar as dívidas vencidas ou não-vencidas. No site, os contribuintes também podem obter mais informações acerca da Isenção de IPTU e Contribuição de Melhorias, formas de enquadramento, prazo para solicitação e documentação necessária para solicitação da isenção. “O Departamento de Receita buscou tornar mais ágil a prestação dos serviços públicos para os contribuintes do município, utilizando recursos tecnológicos disponíveis que ajudam a tornar ainda mais ágil os procedimentos administrativos e, sobretudo, facilitam a vida dos cidadãos” explica o Fiscal Tributário do Município, Ricardo Kaszevski.

Este processo de inovação, de acordo com o Chefe do Departamento de Receita, Adão Alcione Monteiro, auxilia a todos, pelo fato de que tanto as empresas como a população em geral, pode, a partir de agora, imprimir a guia pela internet, sem necessidade de ir pessoalmente ao Paço Municipal. “Antes o contribuinte tinha que vir até a Prefeitura para retirar a sua guia de recolhimento do imposto. Tivemos um grande avanço ao disponibilizar este recurso online”, esclarece Monteiro.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.