22/08/2023
Cotidiano

Empresária propõe que Guarapuava seja a Cidade das Cerejeiras

imagem-76627

Por Cristina Esteche com foto de Lizi Dalenogari

Você já imaginou a cidade cheia de cerejeiras em flor? Pois foi esse questionamento que inspirou a empresária Kátia Burko a realizar uma campanha para o plantio dessa árvore. Ela pensou e agiu. Comprou 100 mudas e as distribuiu a quem quisesse, já conseguiu mais 30 e busca colaboradores que queiram contribuir com muita mais.

A ideia surgiu quando Katia caminhava pelo Parque do Lago. “ Num domingo, ao caminhar no Parque do Lago – ao lado de mais um de um “zilhão”de pessoas que lá estavam – e com as lembranças frescas, na memória, do piquenique que havia acontecido recentemente, num sábado, tive um ´insight´. Pensei: Bem , Gramado e Campos do Jordão têm o frio; nós também temos. Elas têm um lago; nós temos não só um lindo lago, como o Parque do Lago que – diga-se de passagem – dá de dez em beleza aos lagos de Gramado e Campos do Jordão. Gramado tem o Show de Luzes; nós temos o Coral dos Anjos. Gramado, eventualmente, tem neve; nossa neve foi de humilhar a neve de Gramado! Então pensei: nos falta a cultura do frio. Mas já num segundo momento, lembrei-me que, descendentes de europeus que somos – em nossa grande maioria – temos no sangue a cultura do frio, da contemplação das flores, do piquenique, da música ao ar livre, do turismo…. Mesmo que adormecido, isso tudo está dentro de nós” . 

E continua. “ Foi aí que, ao olhar para a cidade e me perguntar o que finalmente nos falta para conseguirmos fazer como em Gramado e em Campos do Jordão, despertarmos tudo isso que já existe dentro de nós, e atrairmos turismo de verdade para nossa cidade, olhei para a cidade e a imaginei repleta de cerejeiras. Então veio a resposta:as cerejeiras.” Katia disse que imaginou a cidade repleta de flores. “Fiquei pensando em quão lindo isso seria! 
Lembrei-me que mudo meu caminho para o trabalho, na época da floração, por causa de uma única cerejeira que existe ao lado de uma casa na Rua Capitão Rocha, só para contemplá-la pela manhã. 
E que já, há vários anos, passo pelo Lago todas as noites de julho para, junto com meu filho, acompanhar a evolução da floração das inúmeras cerejeiras que, num ato de profunda generosidade, o Sr. Kazuo Kawakami doou à Prefeitura de Guarapuava na época em que meu irmão [Vitor Hugo Burko] era prefeito, e que a Secretaria de Meio Ambiente, na época, estrategicamente plantou lá no Lago”.

Segundo Katia,  esse seria o inicio de um projeto turístico para Guarapuava. “ Se conseguirmos apoio das pessoas, das empresas, das entidades e, tendo a certeza de que conseguiremos apoio total da Prefeitura nisso, dentro de cerca de seis anos já teremos uma cidade muito mais colorida no inverno e, com certeza, muita gente vindo de fora para apreciá-la!”

A ideia da empresária  é que Festival de Inverno que, embora timidamente, começou neste ano, seja lançado com a primeira florada das cerejeiras.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.