Centenas de mulheres e homens debateram temas de impprtância do gênero. Foi durante o III Encontro de Mulheres que Lutam e Sonham realizado no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima. O evento foi organizado pelo Movimento de Mulheres do Bairro Primavera e pela Casa da Cidadania, que é uma extensão do gabinete do mandato da vereadora Eva Schran (PHS) no Bairro Primavera. O público é oriundo de bairros e localidades do interior de Guarapuava e de municípios da região.
Os temas discutidos durante o encontro foram: Mulheres, Desafios e Conquistas e Aposentadoria das Donas de Casa. Como figura central do encontro, participou Antonia Passos de Araujo, formada em Gestão pública, membro do Coletivo Estadual de Mulheres do PT/PR, membro do conselho estadual da mulher e do Fórum Popular de Mulheres. Antonia discutiu com as participantes sobre as conquistas femininas nas últimas décadas, e sobre seus direitos como mulheres e cidadãs brasileiras. “Este encontro é muito importante para Guarapuava, que é uma cidade maravilhosa e que tem oportunidade de crescer e se fazer crescer. A participação feminina em lutas sociais e no mercado de trabalho é de extrema importância para que esse desenvolvimento ocorra”, destacou.
Para a vereadora Eva Schran, ver a participação das pessoas em eventos como esse, significa que as portas estão se abrindo cada vez mais para as mulheres. “Percebo aqui a preocupação não só das mulheres, mas também de homens presentes. Isso dá oportunidades para o crescimento social, inserindo a mulher nas lutas e representação popular. Estamos trazendo para o conhecimento desse pessoal, a nossa luta por esses direitos, como exemplo o movimento pela construção de creches em Guarapuava, que tem começado a dar resultados, mesmo que indiretamente”, comentou.
Antonia, que trabalhou durante oito anos como assessora da atual ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, ainda trouxe uma carta, enviada pela ministra especialmente para o encontro. Na carta, Gleisi lamentava não estar presente no encontro, mas parabenizou a atitude e o trabalho da vereadora Eva em reunir tantas pessoas para um tema tão importante nos dias atuais. Antonia, ao final do encontro, discutiu ainda sobre a questão da aposentadoria para as donas de casa de famílias de baixa renda e orientou as participantes como proceder para receber o benefício.
Para encerrar o encontro, os participantes desfrutaram de um coquetel especialmente preparado pelas alunas dos cursos da Casa da Cidadania, que puderam mostrar que realmente aprenderam muito com as aulas ofertadas na Casa, oferecendo pães, bolos, tortas e um saboroso café que descontraiu a todos.
Com assessoria
Matérias relacionadas
Encontro reúne mulheres no Bairro Primavera em Guarapuava
III Encontro das Mulheres que Lutam e Sonham acontece amanhã
3o. Encontro das "Mulheres que lutam e sonham" já tem programação