22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Encontro discute a participação das mulheres na política

Democracia para Todas ocorre nesta quinta (30) e sexta feira (31)

câmara 2

No início da noite desta quinta (30), às 19h, tem início o primeiro encontro Democracia para Todas: a participação efetiva das mulheres na política. De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom), o evento faz parte das ações previstas no Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, especificamente no eixo V que tem como objetivo promover e fortalecer a participação igualitária, plural e multirracial das mulheres nos espaços de poder e decisão, conforme destacou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran.

“No plano prevemos essa ação para ser realizada em anos de eleição. O objetivo é incentivar a participação das mulheres mostrando como é o atual cenário feminino no meio partidário”.

Ainda segundo a Secom, o encontro será realizado em dois dias na Câmara Municipal de Guarapuava, a partir das 19h. Hoje, a professora doutora Kety March vai explanar sobre a construção da cidadania feminina, como as mulheres adquiriram o direito ao voto e como ainda continuam lutando para conquistar o direito de ser votada.

Já nesta sexta (31), a ex vice-prefeita e primeira mulher a ocupar um assento no poder executivo da cidade, Eva Schran apresenta a prática e a participação feminina na política em Guarapuava. Para encerrar o evento, a advogada e mestre Josiane Caldas explana sobre as articulações e legislações que garantem a participação da mulher nos espaços de poder público.

O evento é realizado pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Guarapuava. Haverá certificação para os participantes.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.