22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Energisa faz ação contra furtos e fraudes de energia em Guarapuava

No último ano, a Energisa fez 443 inspeções e encontrou 15 irregularidades foram descobertas na rede elétrica em Guarapuava

04

Energisa faz ação contra furtos e fraudes de energia em Guarapuava (Foto: Ascom/Energisa)

De janeiro a dezembro de 2020,  a Energisa fez 443 inspeções e encontrou 15 irregularidades foram descobertas na rede elétrica em Guarapuava. De acordo com o coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia, Felipe Marques Santos, ao fazer um procedimento ilegal na rede elétrica a pessoa coloca a sua própria vida e a de terceiros em risco.

As ações tiveram o apoio das polícias Civil e Científica e também o uso de drone. “As complexidades dos casos fizeram que as ações fossem mais elaboradas. O drone ajudou a acompanhar a movimentação de possíveis fraudadores desfazendo as irregularidades”. Desse modo, a fiscalização é uma rotina na área de concessão da distribuidora, principalmente quando as unidades consumidoras apresentam grandes variações de consumo ou denúncias são feitas.

Em 2020, a Energisa Sul-Sudeste investiu cerca de R$ 2 milhões em tecnologia e ações para coibir essa prática nas 82 cidades em que está presente. Até o momento, em toda área de atuação, a empresa fez 5.761 fiscalizações e identificou 655 irregularidades.

ENERGIA RECUPERADA

O total de energia recuperada foi de 282.594 kWh (quilowatt-hora). O que seria suficiente para abastecer 1.570 famílias pelo período de um mês, já o valor recuperado foi de quase R$ 123 mil. “Os furtos oneram a população e prejudicam o fornecimento, a arrecadação de impostos e a receita da empresa, comprometendo os investimentos na melhoria dos serviços. Empregamos tecnologia de ponta e ações coordenadas no combate das irregularidades. Mas sabemos que a população tem papel fundamental nisso, denunciando pelos nossos canais de atendimento”.

Conforme Felipe Marques, a empresa está aberta a negociações para parcelamento de contas em atraso. “Estamos sensíveis a este momento e temos feito todo o possível para que os clientes entrem 2021 com a vida financeira equilibrada. Por isso, estamos parcelando de acordo com o perfil de cada cliente, pelo cartão de crédito, pelo auxílio emergencial do Governo Federal e com entradas facilitadas. Além de ser uma excelente oportunidade, a negociação exclui o nome do devedor da lista dos órgãos de proteção ao crédito”.

(Foto: Ascom/Energisa)

CRIME

O furto de energia é o ato de desviar ou puxar energia da rede elétrica, sem o conhecimento e a autorização da concessionária responsável e sem qualquer tipo de registro da energia consumida. Esses são os famosos ‘gatos’ ou ligações clandestinas. Contudo, a fraude, caracterizada por um ato intencional de manipulação nos equipamentos de medição da concessionária, com o objetivo de reduzir ou ‘zerar’ o faturamento efetivo de uma unidade de consumo.

Bem como, a fraude pode ser caracterizada como estelionato, como prevista no artigo 171; o furto está previsto no artigo 155, § 3º. Desse modo, a pena para esses crimes varia de um a cinco anos de prisão. Além disso, são cobrados os valores retroativos referentes ao período fraudado, acrescidos de multa. Quando a fraude ou o furto são descobertos, o responsável também pode ter o fornecimento de energia suspenso.

Por fim, a denúncia anônima pode ser feita pelo Call Center 0800 70 10 326 (ligação gratuita) ou pelo site em Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Redação

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.