A Energisa Sul-Sudeste investirá R$ 126,3 milhões em 2018 em melhorias no seu sistema elétrico, que atende 763 mil clientes nos municípios que fazem parte da sua área de concessão nos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Dentre os principais investimentos previstos para serem iniciados em 2018, está a construção de cinco novas subestações – que beneficiarão os municípios de Extrema (MG), Presidente Prudente (SP), Guarapuava (PR), Vargem (SP), Nova Aliança (SP), Mendonça (SP), Adolfo (SP), Sales (SP), Irapuã (SP), Elisiário (SP), Marapoama (SP), Novo Horizonte (SP) -, e duas novas linhas de transmissão de energia, que atenderão os municípios de Osvaldo Cruz (SP), Inúbia Paulista (SP), Parapuã (SP), Sagres (SP), Salmourão (SP), Bastos (SP), Arco-Íris (SP), Iacri (SP), Tupã (SP), Extrema (MG), Toledo (MG), Munhoz (MG), Vargem (SP), Itapeva (MG), Camanducaia (MG). Estas obras beneficiarão diretamente 40% dos clientes da empresa e proporcionarão maior qualidade e disponibilidade de energia, contribuindo para a o desenvolvimento regional. Hoje, a Energisa Sul-Sudeste atende 82 municípios e emprega cerca de 1.200 pessoas.
“Temos como objetivo principal melhorar a qualidade do fornecimento de energia para os nossos clientes. As novas subestações e linhas de transmissão irão aumentar a disponibilidade e qualidade do fornecimento de energia para as localidades que serão atendidas por elas e proporcionarão maior rapidez no retorno em fornecimento em casos de interrupções. Nosso foco está totalmente concentrado nos clientes. Além dos novos empreendimentos que serão construídos, faremos modernizações importantes em boa parte das subestações atuais e nas redes aéreas de distribuição”, ressalta o diretor-presidente da empresa, Gabriel Alves Pereira Junior.
Ao longo de 2017, o consumo de energia elétrica na área de concessão da distribuidora foi de 4.093 GWh (gigawatt/hora) aumento de 3,5% em relação a 2016. A classe residencial, que representa 33,8% do mercado total da distribuidora, teve crescimento de 3,3% no consumo. Já a industrial, com participação de 28% no mercado total, registrou elevação de 4,2%, num sinal de recuperação da economia.
No decorrer dos últimos anos, a empresa vem registrando sucessivas melhoras nos indicadores de qualidade de fornecimento. O DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) foi de 6,62 horas do total de horas em 2017 – uma redução de 16% em relação ao ano anterior – e o FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) foi de 4,97 vezes, o que representa uma melhora de 24% na comparação com o resultado de 2016.