22/08/2023
Cotidiano Educação

Engenheiro eletricista: profissão do presente e do futuro

Para comemorar 10 anos da autorização pelo MEC, curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Guarapuava é reconhecido como um dos melhores do Brasil

0fa1dd77-5612-448a-8215-00590048540f

Curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Guarapuava foi reconhecido como um dos melhores do Brasil (Foto: Ascom/Faculdade Guarapuava)

(*Da Assessoria)

*Reportagem com vídeo

Há dez anos a Faculdade Guarapuava oferece à comunidade o curso de Engenharia Elétrica, que é reconhecido e bem avaliado pelo MEC, possuindo uma das melhores estruturas entre os cursos ofertados no Paraná. Para comemorar os 10 anos de autorização pelo MEC, o curso de Engenharia Elétrica foi reconhecido como um dos melhores cursos do Brasil, segundo o Guia da Faculdade, em avaliação conduzida pelo jornal O Estado de São Paulo.

O curso de Engenharia Elétrica conta com diversos laboratórios para as atividades práticas: Química, Física e Telecomunicações, Eletroeletrônica, Acionamento e Motores, Automação e Redes, Microcontroladores, Fontes Alternativas de Energia, Rede de Distribuição, Instalações Elétricas e Hidráulicas, quatro laboratórios de Informática e o mais recente deles, o Laboratório de Multitecnologias, também denominado de Espaço Maker.

Especificamente nesse Espaço Maker são explorados experimentos com Energia Solar e Eólica, Automação Industrial, Robótica, Sistemas de Telefonia, Técnicas de Impressão 3D, Sistema de Monitoramento (CATV), Transmissão de Rádio, Internet das Coisas, Eficiência, Geração de Energia Elétrica e Carro Elétrico.

OFERTA DO CURSO

Desde o início da oferta do curso são desenvolvidos anualmente diversos eventos que envolvem alunos do curso e do ensino médio, professores, pesquisadores e empresas. Entre os mais populares estão as Engenhocas Tecnológicas, Feira Itinerante de Tecnologia, Semana da Engenharia Elétrica, Elétrica Games, Fábrica de Ideias, Batalha com Catapultas, Competição de Robôs de Luta, Competição de Carro Elétrico e de Rolimã, entre outros.

De acordo com o coordenador do curso, professor Edson Schultz, o engenheiro eletricista pode atuar em diversas áreas, como Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica, Controle e Automação, Telecomunicações, Robótica, Redes de Computadores, Eletrônica e Microeletrônica, Fontes Alternativas de Energia, Desenvolvimento de Dispositivos Eletroeletrônicos, Engenharia Biomédica, Manutenção Industrial e Docência.

A importância da engenharia elétrica é tão expressiva em países em desenvolvimento e que ainda precisam ampliar e melhorar a sua infraestrutura, como é o caso do Brasil, que mesmo durante a pandemia tem sido um dos setores que mais gera empregos e teve reduzida paralisação de suas atividades. Trata-se de um mercado promissor e com perspectivas de remunerações acima da média de outras profissões.

DIREÇÃO

Segundo o diretor geral da Faculdade Guarapuava, Leonardo de Mattos Leão, “foi uma missão bem desafiadora sermos pioneiros na oferta do curso de Engenharia Elétrica, pois em 2010 havia poucos profissionais habilitados para ministrar matérias especificas e principalmente a montagem dos laboratórios para todas as áreas , visto que o profissional de engenharia elétrica tem uma vasta área de atuação”, mas superamos todas as dificuldades e hoje temos um curso de excelência”.

As inscrições para o vestibular para o curso de Engenharia Elétrica e para os outros cursos ofertados pela Faculdade estão abertas até o próximo dia 30 de março. Estudantes que realizaram a prova do Enem e que têm pontuação mínima de 450 pontos ou que já possuem outra graduação podem ingressar sem a realização do vestibular.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.