Como parte do Dia Nacional de Lutas com Greves e Manifestações, as centrais sindicais de Guarapuava estão reunidas na Praça 9 de Novembro realizando um ato simbólico. Os trabalhadores estão reivindicando melhorias na qualidade do trabalho com pautas nacional, estadual e também local.
De acordo com Rose Mari Gomes, da direção da CUT Paraná, nos grandes centros há paralisação e nos menores os atos ajudam a fortalecer a causa. “Vocês podem ver que São Paulo e grandes cidades aderiram à greve geral. Aqui na cidade, o ato e a panfletagem intensificam a nossa pauta de reivindicações”, explicou a sindicalista.
Rose Mari separa as pautas em três categorias. “Temos a nacional que seriam principalmente sobre a precarização do trabalho, valorização da aposentadoria, políticas públicas como saúde e educação. No âmbito estadual temos a redução das tarifas dos pedágios, valorização do salário mínimo paranaense e também a agricultura familiar. E aqui na cidade estaremos juntos com o Movimento do Passe Livre, na audiência pública de hoje”, acrescentou.
Ainda segundo Rose Mari, em todo Brasil existe algum tipo de manifestação e algumas praças de pedágios paranaenses foram abertas em protesto.