22/08/2023
Geral

Entre Rios está preocupado com os números de exploração sexual na comunidade

O distrito de Entre Rios em Guarapuava, preocupado com a violência sexual envolvendo crianças e adolescentes resolveu tomar uma medida para diminuir o número de casos na região. No primeiro semestre de 2013, 11 casos foram atendidos pelo Conselho Tutelar e mais dez casos de gravidez em meninas entre 11 e 12 anos foram constatados sendo que esses não passaram pelo conselho tutelar, mas é considerado estupro de vulnerável.  

Na sexta (09) foi realizado um encontro para discutir formas de combater esse tipo de crime na região. Para isso, foi realizado na sede do Projeção, um encontro que  contou com a participação de diferentes entidades e da comunidade. Nele foram discutidas ações de combate, com a intenção de chamar a atenção da população local para o problema e informar sobre a necessidade de denunciar os casos.

Foram abordados temas como aspectos de vulnerabilidade das crianças e adolescentes, aspectos psicológicos que envolvem o abuso, sintomas e comportamentos que podem ser notados após o abuso.

Outro encontro foi marcado para o dia 30 de agosto e uma comissão interna, com a participação de membros da comunidade de Entre Rios, está sendo formada para discutir estratégias de intervenção.

PROJEÇÃO

O Projeção é um projeto que atende 330 crianças e adolescentes no contra turno escolar, conta com mais de 100 oficinas semanais, como esportes, artesanato, instrumentos musicais, canto, dança, reforço escolar, horta, informática, entre outros. Além disso realiza atividades de recreação, oferece alimentação e apoio escolar. A missão do Projeção é contribuir para o desenvolvimento integral e promover a garantia de direitos de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.