Da Redação, com Secom
Guarapuava – Novos equipamentos devem facilitar o acompanhamento e ampliar o alcance do programa Bolsa Família nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarapuava. A entrega, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, acoentece nesta terça feira (22). “Entre os equipamentos vamos receber balanças e medidores de altura portáteis", conta a secretária de Saúde Renata Brito.
Já a assistente social, Agatha Barreto, explica: "Todos devem comparecer para o acompanhamento obrigatório nas unidades de saúde. Os beneficiários do Bolsa Família devem ficar atentos aos prazos determinados pelo programa, assim que se inscrevem, para cumprir as datas a cada seis meses. É necessário pesar toda a família, estar com a vacina em dia e, em caso de gestantes, é necessário o acompanhamento pré-natal mensal. Caso o acompanhamento não ultrapasse 30% das famílias beneficiárias, o município deixa de receber o recurso federal, repassado por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social para investimentos na Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. O recurso visa a melhoria no atendimento e acompanhamento das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família”.
Para receber a transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza é preciso ter compromissos com a Educação, a Assistência Social e a Saúde. Caso a pessoa não cumpra, o benefício pode ser bloqueado ou suspenso. Para atender as exigências é simples: na Educação, é preciso ter regularidade na frequência escolar e, no Desenvolvimento Social, é preciso manter o cadastro atualizado – no máximo até dois anos.
Já na Saúde, é necessário ir até a unidade de saúde mais próxima de casa para procedimentos como: pesagem, vacinação em dia e acompanhamento mensal de pré-natal pelo menos duas vezes ao ano, sendo uma vez a cada semestre. Para que isso aconteça, é necessário apresentar os seguintes documentos: cartão do Bolsa família, cartão de vacina (para crianças de até 9 anos) e documento pessoal com foto do responsável familiar. Portanto, o beneficiário que ainda não cumpriu esse compromisso, deverá buscar o serviço de saúde mais próximo de sua residência.