22/08/2023



Cotidiano Educação Guarapuava

Equipe de alunos de Engenharia Civil coleciona destaques em competições

A ideia é proporcionar a experiência laboratorial para os alunos. Eles estão entre as 10 equipes finalistas de um concurso nacional

Equipe Barra Concreto da UTFPR em Guarapuava (Foto: Arquivo pessoal)

Um bloco de concreto, massas e moldes diferentes podem parecer objetos incomuns para muitas pessoas. Mas a equipe ‘Barra Concreto’ faz desses elementos uma forma de representar Guarapuava na Engenharia Civil. São 16 alunos do curso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) do campus de Guarapuava que colecionam destaques em competições nacionais.

Neste ano, a equipe já garantiu lugar entre as 10 primeiras equipes em todas as competições que participou. Incluindo também o 3º lugar no Concurso Concreto Colorido de Alta Resistência (Cocar) e o 8º lugar no Concurso Bolas de Concreto (Concrebol). O maior destaque ocorreu com o prêmio de 2º lugar no 1º Concurso Do It Yourself (DIY) promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon).

MODALIDADES

A ideia do projeto da equipe é proporcionar a experiência laboratorial para os alunos. Os participantes vão para congressos nacionais, onde precisam testar os conhecimentos em engenharia civil. De acordo com Fábio Luiz Bucholdz Dimbarre, um dos integrantes da equipe, os concursos estudantis dos projetos de extensão incluem universidades de todas as Regiões do Brasil.

Nós competimos em três modalidades atualmente, o Aparato de Proteção ao Ovo (APO), que precisamos elaborar um elemento estrutural para receber impactos de um peso de 15 quilos sendo que a altura da queda vai aumentando a medida que o pórtico resiste e protege um ovo logo abaixo dele. Também participamos da modalidade de concreto colorido, desenvolvendo um corpo de prova de concreto de ultra alta resistência com a cor exigida pelo edital . E o Concrebol, que criamos uma bola de concreto resistente, leve e com boa distribuição dos materiais, em que deve atingir o gol e resistir a maior compressão.

Conforme o professor de Engenharia Civil da UTFPR-Gp Dyorgge Alves, responsável pelo projeto, cada evento contribui para a carreira acadêmica da equipe.

O projeto de extensão da equipe desempenha um papel crucial ao integrar os pilares de ensino, pesquisa e extensão na universidade. Ao participar de eventos, feiras, treinamentos para a comunidade, concursos como os promovidos pelo IBRACON, a equipe não apenas aplica e aprimora os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, mas também compartilha essas experiências e técnicas inovadoras com a comunidade nacional e local.

RETORNO PARA COMUNIDADE

Durante esse processo, os estudantes também atuam na comunidade com o controle tecnológico de materiais para concreto e argamassas. De acordo com Fábio, esta modalidade colabora com empresas na testagem de produtos.

Fazemos ensaios em argamassas e concretos para empresas da Região, conferindo se seguem as normas para os fins desejados (como argamassas de revestimento, conferindo a resistência de concretos para concreteiras/indústria de pré-moldado). Isso nos ajuda a conhecer as características dos materiais de forma mais aprofundoada, e como elas podem influenciar na obra final. Estas empresas podem nos ajudar com patrocínios e disponibilizando materiais. 

Além de Fabio, a equipe é formada pelo Alex Novak, Carol Krauczuk, Luciane Miscovicz, Paúl Miranda, Gabriel Bahia, Bruna Letícia, Gabriel Tobias, Gabrielly Mattos, Hugo Bazoli, Isis Moreira, Letícia Mikulis, Matheus Carlos de Oliveira, Vinicius Freire, Carol Gonçalves e Gabryel Magoga.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo