Escolas reassumem a Festa do Pinhão

Pinhão – A 6ª Festa do Pinhão está programada para os dias 8,9 e 10 de maio no Parque Coronel Lustosa, com direito a comidas típicas, rodeio crioulo e country e atrações artísticas com os grupos Garotos de Ouro e Procedência, show com a dupla pinhãoense Felipe e Rodrigo e a grande atração será a dupla Rudi e Robson.
Quem confirma as informações é a coordenadora geral da comissão organizadora e diretora da Escola Municipal Água Verde, Vera Lúcia Julinhak.
A festa iniciou em 2002, na quadra de esporte do Bairro São Cristóvão, na época realizada pela Escola Água Verde. No ano seguinte já com a participação das demais escolas, a festa cresceu e chegou a atraiu cerca de 20 mil visitantes. Em 2007, a festa deixou de ser realizada pelas escolas e foi organizada pela Fundação Foco de Luz.
Em 2008, um desentendimento entre a Fundação e a prefeitura municipal resultou no cancelamento da festa. Em seu lugar o CTG Pala Gaudério em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Pinhão – Aciap e a Fundação Foco de Luz realizou a I Festa da Integração.
Em decorrência desses fatos, a prefeitura convidou a diretora Vera para coordenar a organização da festa neste ano de 2009. “O prefeito me convidou para que as escolas resgatassem a festa em sua origem e novamente fossem as realizadoras da Festa do Pinhão, só aceitei depois de discutir o assunto com as outras escolas”, afirma a diretora.
Segundo Vera, foi realizada uma reunião com os diretores das sete escolas municipais da sede que são: Água Verde, Professora Eroni, Nossa Senhora da Glória, Cecília Meireles, Marechal Floriano Peixoto, Frei Francisco e Maristela Tussi. Esta última foi a única que não aceitou fazer parte do grupo devido a realização da Festa do Trabalhador.
Assim, a 6ª Festa do Pinhão será realizada pelas seis escolas municipais em parceria com a Prefeitura Municipal, Aciap, CTG Pala Gaudério, Associações de Bairros e entidades filantrópicas. “Queremos dar continuidade a esse trabalho por considerarmos importante para a nossa comunidade. A idéia é que as escolas se unam para fazer uma festa maior, em vez de cada escola promover uma festa separadamente. Queremos aproveitar esse espaço para inserir nossos alunos, incentivar e investir em talentos locais”, disse Vera.
Quanto ao fato de a Fundação Foco de Luz ficar de fora, Vera disse que ela e os demais diretores estão preocupados com a organização e deixaram a cargo do prefeito entrar em contato com a Fundação. “Todos nós, diretores, conversamos e resolvemos não nos por no meio dessa disputa. Nós vamos organizar a festa, visto que a Festa do Pinhão não tem dono e nem foi patenteada, qualquer grupo da sociedade organizada pode realizá-la, inclusive se a Fundação tiver interesse em ser uma das parceiras, será bem vinda. Não queremos de maneira alguma brigar para ver quem vai fazer a festa. Nossa intenção é reiniciar um projeto que começou com as escolas e que a comunidade escolar acredita que pode dar certo”, declarou.
Vera disse ainda que foi uma grande satisfação receber o apoio das outras escolas. “Sinceramente, fui para aquela reunião temerosa, porque se as escolas não topassem, não teria a festa. Me surpreendeu a aceitação e o envolvimento deles. Professores, funcionários, alunos e pais das seis escolas vão realizar essa 6º Festa do Pinhão”, disse.
Para a realização da festa a prefeitura vai investir R$100 mil reais que deve ser aprovado na próxima sessão da câmara, dia 23. “É claro que sem essa ajuda financeira da prefeitura não poderíamos fazer a festa, estamos no aguardo que os vereadores sejam companheiros e aprovem o projeto”, disse Vera.
O lançamento da 6ª Festa do Pinhão está prevista para o dia 3 de abril.
A reportagem do Fatos do Iguaçu procurou a Fundação Foco de Luz, mas até o fechamento da edição não houve retorno.
Fonte:Fatos do Iguaçu

Relacionadas

NA PANDEMIA

Detentos de Guarapuava confeccionam materiais para o Hospital São Vicente

UTILIDADE PÚBLICA

Nesta quinta (9) haverá vacinação volante em Guarapuava

COVID-19

Lacen confirma segundo caso de covid-19 em Turvo

Comentários