O candidato a governador pela Coligação Novo Paraná, Beto Richa, anunciou na manhã desta terça-feira (03), em debate com cerca de 400 estudantes dos cursos de Direito, Jornalismo e Escola de Negócios da Universidade Positivo, que levará o programa Comunidade Escola para todo o Estado. O programa abre escolas públicas nos fins de semana e oferece, de forma gratuita, cursos de qualificação, oficinas e atividades de esporte e lazer para comunidade.
“Vamos transformar as escolas estaduais em centros de formação e integração comunitária”, afirmou Beto.
O investimento no ensino médio profissionalizante também será prioridade, para qualificar jovens ao primeiro emprego. “Os jovens estão preocupados com seu futuro no mercado de trabalho. Na capital, por exemplo, contribuímos muito para o primeiro emprego, investindo, através de incentivos fiscais, na geração de oportunidade de trabalho para mais de 10 mil jovens na área de Call Center, a que mais emprega jovens. E também no Tecnoparque, que gerou mais de 20 mil empregos para os jovens”, exemplificou.
Outro projeto a ser implementado pelo governo Beto Richa será a adoção do ensino integral nas escolas de municípios e bairros com IDG abaixo da média nacional.
Renovação política
Em sua palestra, Beto Richa defendeu uma candidatura de renovação política, de conceitos e de comportamento. “Sinto que o Paraná quer respeito, quer diálogo e uma gestão democrática, com uma visão moderna. Um gestão vigorosa e competente que possa gerar os resultados positivos que atendam às expectativas de toda a nossa gente”, afirmou.
Modelo de gestão testado e aprovado
Beto Richa destacou ainda o modelo de gestão adotado na Prefeitura de Curitiba. “Modelo testado e aprovado, que nos valeu o reconhecimento de melhor prefeito do Brasil. Implantamos conceitos que foram bem aceitos pela população. Primeiro a austeridade e o rigor absoluto na aplicação dos recursos públicos, depois a opção por uma gestão democrática, ética, moderna e transparente. Esses conceitos queremos levar para o Estado”, disse.