22/08/2023
Esportes

Especial: a segunda parte do mercado da bola do futsal paranaense

imagem-11550

por Cleyton Lutz

Guarapuava – Hoje o panorama atual das oito equipes restantes que disputarão a Série Ouro do futsal paranaense em 2010.

Francisco Beltrão

O ano começou com muitas incertezas para a equipe. Especulou-se muito que o time não participaria da Série Ouro, embora já tivesse realizado a inscrição junto a Federação Paranaense de Futsal (FPF). Os dirigentes do time reclamaram muito da prefeitura municipal, que teria prometido – e não cumpriu – apoio financeiro a equipe. Prova disso é que o time terminou o estadual com apenas seis jogadores. Entre os que já deixaram a cidade até agora estão os alas Danilinho, Ronaldo, Mauricinho, Fudil e o goleiro Miojo. Não bastasse isso, este ano o time vai ter a concorrência de outra equipe da cidade: o Marreco Futsal.

Paraná Clube

A única equipe da capital na Série Ouro já fechou a contratação de quatro atletas para a disputa do estadual. Chegam o goleiro Fabiano (ex-São Miguel), o pivô Bipe, o fixo Gerson (ambos ex-Londrina) e o ala Danilinho (ex-Francisco Beltrão). Quem está de saída é o ala Rodrigo Batatinha. Entre idas e vindas em campos e quadras, o atleta defenderá o CRB de Alagoas em 2010.

Campo Mourão

A maior novidade, por enquanto, é a renovação da parceria com a empresa Coamo, além da volta para casa – em 2010 o time volta a jogar no ginásio do Lar Paraná, que passará por reformas para se adequar as normas da FPF. No momento não qualquer informação oficial sobre contratação ou dispensas.

Rio Branco

Outro sobre o qual não há informações até o momento. Em sua estréia na Série Ouro ano passado, o time chegou à segunda fase. Inicialmente, assim como Francisco Beltrão, a equipe confirmou presença no campeonato e deve participar do arbitral.

Pato Branco

Também começa o ano com muitas incertezas. Não apareceu ninguém disposta a assumir o comando do clube e a prefeitura retirou o apoio que dava ao time – segundo informações, a administração pública contribuía mensalmente com 10 mil reais. Definidas, por enquanto, estão às saídas do fixo Giba, dos alas Rato e Marcelo. Chegam quatro jogadores oriundos do São Miguel do Oeste/SC: os alas Pizetta, Dé, o fixo Índio e o goleiro Maizena.

Paranavaí
Outro time sobre o qual há pouquíssimas informações – para não dizer nenhuma. Mas no caso de Paranavaí pelo menos não existem, até agora, especulações dando conta de uma possível desistência. Ano passado, por pouco a equipe não foi rebaixada.

Palotina

Também tem problemas. O campeão da Série Prata de 2009 ainda não anunciou se participa da Série Ouro, embora também tenha realizado a inscrição junto a FPF. Especula-se que o técnico Cristiano Cidrão possa deixar a equipe rumo ao futsal da Tailândia.

Marreco (Francisco Beltrão)

Muitas especulações envolvem a equipe até agora. Entre as informações confirmadas oficialmente estão a chegada do goleiro Cássio (ex-Paranaguá), além dos alas Fio, Emerson (ambos ex-Guarapuava) e do técnico Nelsinho Bayer (ex-Tubarão/SC). O ala Alex Maranhão segue na equipe. Entre as possíveis contratações estão o fixo Serrão, que não renovou com Cascavel, e o pivô Erecson, que estava no futsal gaúcho.

Foto: blog Clique Esporte (Márcio Nei dos Santos)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.