22/08/2023
Esportes

Especial: confira como anda o mercado da bola no futsal paranaense

imagem-11544

por Cleyton Lutz

Guarapuava – Com o início do ano as equipes começam a se movimentar para formar os elencos que disputarão a Série Ouro, primeira divisão do futsal paranaense. Confira as principais novidades no mercado da bola do futsal paranaense até agora – as informações se baseiam em notícias publicadas em sites, blogs e nas comunidades das equipes no site de relacionamentos Orkut.

Marechal Cândido Rondon

O atual campeão estadual renovou contrato com oito atletas, além do técnico Marcos Xavier. Entre os que ficam destaque para o fixo Jorge Mário, o ala Gadeia e o pivô Dilvo. Reforçam a equipe este ano os goleiros Baranha (ex-Joinville/SC), Léo Oliveira (ex-Praia Grande/SP), os alas Edu (ex-Umuarama) e Beto (ex-Garça-SP). O time espera ainda por mais dois jogadores para fechar o elenco visando à disputa do paranaense e do brasileiro.

São Miguel do Iguaçu

Após surpreender conquistando o vice-campeonato no seu retorno a elite, o São Miguel do Iguaçu começa 2010 com dificuldades. Deixaram a equipe até agora importantes peças na campanha do ano passado como o goleiro Fabiano (Paraná Clube), os fixos Henrique, Maçarico e o ala Yuri, além do técnico Xepa – todos se transferiram para o Foz Futsal, que disputará a Série Prata e a Liga Nacional. Até agora nenhum nome foi confirmado e a valorização dos atletas com a campanha do ano passado dá sinais de que a montagem da equipe será difícil.

Umuarama

Depois de ficar de fora da decisão do paranaense pela primeira vez em três anos, o Umuarama deve ter um elenco bem modificado para este ano. Jogadores importantes como o fixo Júlio e o ala Rubinho deixaram a equipe para defender o Joinville/SC. Além deles quatro jogadores foram dispensados. Em meios a muitas especulações, a equipe confirmou dois novos jogadores até agora: o ala Douglas (ex-Concórdia) e o pivô Vitor Jesus, destaque nos títulos estaduais de 2007 e 2008 e que estava no Tubarão/SC. Seguem no time importantes nomes como o fixo Boni, o pivô Jorge Alex e o goleiro Gian.

Cascavel

Semifinalista em 2009, o Cascavel trouxe uma equipe quase inteira. Chegaram os goleiros Donny (ex Marechal), Deivid (ex-Guaraniaçu), o fixo Osnei (ex-Marreco), os alas Rafinha (ex-Marechal), Magrão (ex-Foz), Davi (ex-Guarapuava), os pivôs Alex “He-Man” (ex-Guarapuava), Hugo (ex-Umuarama) e Papu (futsal italiano). Entre os que seguem destaque para os alas Wanderson, Caça e o pivô Aladinho.

Guarapuava
Após terminar em quinto lugar ano passado, melhor campanha da equipe desde o retorno a Série Ouro em 2006, Guarapuava se apressou n montagem do elenco e tem a equipe praticamente definida para este ano. Nomes importantes como o experiente goleiro Brigadeiro e o técnico Baiano seguem na cidade. Chegam os fixos Tarcísio (ex-Cascavel), Alan Alves (ex-Ivaiporã), os alas Biro, Carrapicho (ambos ex-Marechal), Nenê (ex-Santa Fé/SP), Fernandinho (futsal italiano), os pivôs Daniel Japonês (ex-Erechim/SP) e Edson (ex-Palotina). Mais quatro jogadores da base foram promovidos e agora a equipe espera por mais um jogador para iniciar os trabalhos visando à disputa do paranaense.

Foz do Iguaçu

No Adeafi, representante de Foz do Iguaçu na Série Ouro deste ano, nenhuma grande novidade até agora. As baixas confirmadas ficam por conta do pivô Marcelinho e o ala Roger que defenderão o Foz Futsal, outra equipe da cidade. A maior especulação gira em torno da possível volta do experiente ala Anderson, ex-jogador da Seleção Brasileira. Depois da eliminação para Cascavel ano passado nas quartas de final, o jogador rodou pelo futsal estrangeiro e agora pode voltar a equipe. Em 2010, a Adeafi dividirá as atenções da cidade com o Foz Futsal, que disputará a Série Prata e a Liga Nacional em parceria com o Vasco da Gama.

Maringá

Nenhuma definição oficial sobre o elenco até agora. A grande baixa é a saída do pivô Bolinha, artilheiro das duas últimas edições do paranaense, anotando 60 gols no total. O atleta de 22 anos se transferiu para o Joinville para a tristeza da torcida maringaense.

Londrina

Outro que começou o ano devagar, quase parando… Depois de terminar o estadual na oitava posição e participar da Liga Sul sem sucesso, a montagem da equipe para este ano é lenta – pelo menos não foram divulgadas informações oficiais até agora. Certo mesmo, por enquanto, são as saídas do pivô Bipe e do fixo Gerson, que defenderão o Paraná Clube.

Amanhã, o panorama das demais equipes que disputam a Série Ouro.

Foto: blog Clique Esporte (Márcio Nei dos Santos)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.