Especialista de Guarapuava explica procedimentos sobre harmonização facial

Cada vez mais populares no cenário estético, procedimentos simples ajudam a amenizar rugas, marcas de expressão e outros detalhes do rosto

Um conjunto de procedimentos que transforma os traços faciais, com procedimentos pouco invasivos, dando ao rosto do paciente uma aparência mais harmônica. Esta é a proposta da harmonização facial, que está se tornando cada vez mais popular no cenário estético brasileiro. E em Guarapuava, a procura por este tipo de procedimentos já começa a crescer.

De acordo com a cirurgiã dentista, Priscila Ryzy (CRO-PR 16.849), os procedimentos visam amenizar, por exemplo, a perda da elasticidade da pele, ou diminuir as maças do rosto, levantar suavemente a ponta do nariz, entre outros.

Priscila Ryzy (Foto: Sérgio de Paula/Divulgação)

“Esses procedimentos são antigos, mas estão se tornando mais populares. É uma maneira do paciente se sentir melhor consigo mesmo e melhorar o que não gosta no rosto, como uma ruga, um nariz ou olhar mais caído, uma bochecha gordinha…”.

Segundo Priscila, todos os procedimentos são ambulatoriais, feitos em consultório. Eles envolvem a bichectomia, aplicação de botox, lipo de papada, preenchimento com ácido hialurônico e aplicação de fios de sustentação. Dependendo do procedimento solicitado, não há a necessidade de anestesia. Em qualquer um dos casos, porém, é necessária uma consulta prévia para análise de planejamento.

É tirada uma foto do rosto do paciente para analisar o caso e avaliar quais os procedimentos cabem naquele caso.

De acordo com Priscila, todos os procedimentos que envolvem a harmonização facial tem algo em comum: eles não necessitam de internação e o paciente pode voltar as suas atividades normais em poucas horas ou poucos dias.

“Para alguns, é necessário antibiótico e anestesia, para outros não. Então vai depender muito do tipo de procedimento que será necessário se fazer. Mas, basicamente, num preenchimento, o paciente levará anestesia local. Já em uma bichectomia, o paciente precisará de repouso e tomar medicação por sete dias. Cada procedimento tem indicação especificas, que sempre são apresentadas antes de realizarmos”.

RETOQUES

Justamente por serem procedimentos simples, quase nenhum é definitivo. Segundo Priscila, em pouco mais de um ano, o organismo terá absorvido todo o produto usado nos procedimentos.

“O botox, por exemplo. Ele tem uma data de validade. Passou o prazo de ação, ele para de agir. O mesmo vale para o preenchimento. A partir de um ou dois anos, o organismo absorve todo o produto e o paciente volta a ter aquela ruguinha ou aquela situação que não o agradava”.

(Foto ilustrativa)

De todos os procedimentos, o único definitivo é a bichectomia.

“Neste procedimento, remove-se a as gorduras na bochecha do paciente, o que dá ao paciente um rosto mais fino, com uma aparência menos infantil. Este procedimento é o único que é irreversível”.

Abaixo, confira mais detalhes sobre os procedimentos que envolvem a harmonização facial.

BICHECTOMIA

A bichectomia é um procedimento estético facial onde se remove todo o tecido adiposo de Bichat, que está localizado em dois compartimentos de gordura dentro das bochechas.

Para realizar a bichectomia é necessária uma anestesia local, sedação ou anestesia geral, especialmente se forem realizados procedimentos agregados. Os procedimentos de bichectomia podem ajudar a reduzir as bochechas arredondadas e definir as maçãs do rosto, deixando a aparência um pouco mais esculpida. As cicatrizes ficam escondidas dentro da boca.

LIPO DE PAPADA

O tratamento de Lipo de Papada é possível através do uso de microinjeções, que ao serem aplicadas em toda a região conseguem deixar o rosto livre da papada. Essas microinjeções quebram as células de gordura ao redor do pescoço, eliminando completamente a área conhecida como duplo queixo. Antes, as alternativas limitavam-se a lipoaspiração ou lifting facial e de pescoço.

FIOS DE SUSTENTAÇÃO

Trata-se de um fio cirúrgico absorvível e não alergênico, que tem no seu formato o diferencial, pois apresenta uma série de espículas ao longo do seu comprimento, espículas essas que tem a função de dar maior fixação e estimular a produção de colágeno pelo organismo, o que resultará em maior sustentação dos tecidos e melhora na tonicidade e qualidade da pele.

A introdução dos fios é um procedimento minimamente invasivo, feito sob anestesia local e com todos os cuidados de assepsia, bastante seguro. Por ser pouco invasivo, o pós operatório é suave, adequando-se às necessidades dos clientes, mesmo os mais atarefados.

PREENCHIMENTO COM ÁCIDO HIALURÔNICO

O ácido hialurônico é um ativo que possui muitos benefícios para a pele. Embora seja uma substância natural já presente na camada cutânea, com o tempo, o nosso corpo tende a perder esse ingrediente, o que acaba proporcionando flacidez, linhas de expressão e rugas no rosto. Por isso, é tão importante repor essa substância através do uso do preenchimento.  É uma técnica utilizada para repor o volume em uma determinada parte do rosto ou para atenuar aqueles sulcos bem profundos, também chamados de rugas estáticas. “Tem por objetivo redefinir contornos da face – queixo, mandíbula, nariz, maçãs do rosto – e tratar rugas fundas, como os sulcos naso-labiais – conhecidos como ‘bigode chinês’ – e sulco naso-jugal – as famosas olheiras. Também pode ser usado para repor volume de regiões como lábios, por exemplo.  A aplicação é realizada no consultório, geralmente com anestesia, e o paciente no mesmo dia consegue ter uma ideia do resultado final. Esse procedimento pode gerar edema e hematomas pós procedimento, que geralmente desaparecem de 7 a 14 dias.

BOTOX

O botox, abreviação para toxina botulínica, é uma substância usada para paralisar uma determinada região, e por isso, possui diversas aplicações na saúde, sendo útil para o tratamento de doenças como microcefalia, bruxismo, paraplegia, espasmos musculares e até mesmo para atenuar rugas faciais.

Após a aplicação do botox, a região fica ‘paralisada’ por aproximadamente 6 meses, mas é possível que seu efeito comece a diminuir um pouco antes ou depois, sendo preciso uma nova aplicação de botox para a manutenção dos resultados.

SERVIÇO

Clínica Vitta Odontologia e Bem Estar

Rua Xavier da Silva, 1.470, Centro de Guarapuava
(42) 3622-6630 | (42) 98814-8443 (WhatsApp)
CLM-PR 2.939
Responsável Técnica: Dra. Priscila Rizy CRO-PR 16.849 – Cirurgiã Dentista

Relacionadas

MAIS SEGURANÇA

Obras em Pitanga visam impulsionar desenvolvimento e diminuir acidentes

HOMENAGEM

Cortejo a George Karam vai sair da Capela Cristo Rei em Guarapuava

DELÍCIA LOCAL

Hoje (3) é dia de pastel da Catedral em Guarapuava

Comentários