Especialização técnica em oncologia é boa alternativa na formação em saúde

Curso capacita profissionais para atendimento humanizado de pacientes com câncer

A Especialização Técnica em Oncologia é uma boa alternativa para dar continuidade na formação em saúde. Isso porque a atuação na prevenção e no controle do câncer, tem papel fundamental diante do número de casos da doença. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) e o Ministério da Saúde (MS) estimam que em 2018 tenham ocorrido mais de 580 mil novos casos de câncer no Brasil.

E para que a assistência seja humanizada, segura e capacitada, é de extrema importância que haja profissionais de enfermagem com formação específica. Assim haverá recursos suficientes para dar conta das necessidades de diagnóstico, tratamento e acompanhamento de casos. Por isso, devemos desde já preparar profissionais para atuar com pacientes da doença.

Diante dessa alta ocorrência da doença, é preciso que exista infraestrutura para o atendimento especializado aos pacientes. E para atender às necessidades desses pacientes, em Guarapuava está em construção o Hospital do Câncer. A obra deve ser concluída em 2020. Com isso serão criadas novas oportunidades de trabalho para os profissionais de saúde.

Aulas da próxima turma começam no dia 6 de agosto (Imagem: Ascom/Senac)

Além da estrutura física, quem já passou por caso da doença na família sabe da importância de ter um profissional qualificado para o atendimento. De acordo com a instrutora da área de Saúde do Senac PR, Fabiola Tomaz de Souza, outro fator é a humanização do atendimento. E esse é um dos focos da Especialização Técnica em Oncologia do Senac Guarapuava.

“Mesmo o curso abordando aspectos da doença propriamente ditos, é importante lembrar que o paciente fica bastante fragilizado, principalmente no aspecto psicológico. A quimioterapia tem vários efeitos colaterais. O aluno tem que ser capaz de proporcionar o máximo de qualidade de vida para esse indivíduo”.

PRÓXIMA TURMA

A unidade do Senac em Guarapuava está ofertando a Especialização Técnica em Oncologia. Contudo, podem se inscrever pessoas já graduadas em Enfermagem ou que tenham concluído o curso Técnico em Enfermagem. O início da próxima turma será dia 6 de agosto. Mais informações aqui ou pelos telefones: (42) 3626-7500 ou 0800 643 6 346.

Relacionadas

PROGRAME-SE

'Trenzinho de Luz' oferece passeio gratuito pela 'Cidade dos Lagos'

MORADIA

Famílias recebem casa própria em Santa Maria do Oeste

CANDÓI

Manifestação pede que lei contra maus tratos de animais seja cumprida

Comentários