O reitor da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), Aldo Bona descartou qualquer possibilidade de aceitar um possível convite para assumir como titular da Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A secretaria está sem titular desde que o professor Alipio Leal foi exonerado, na semana passada.
“Existe uma especulação em torno do meu nome, mas não é o momento d deixar a reitoria da Unicentro. Mas o meu posicionamento e da Apiesp (Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público), é de que é imprescindível de que o nome escolhido seja ligado ao sistema estadual”. Entre os nomes listados para o cargo o do reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa João Carlos Gomes continua forte e é o primeiro lista, segundo Bona.
Noticias que circularam em blogs durante a semana, porém, apontam que o do reitor da UEPG estaria descartado por influência política do deputado estadual Plauto Miró. Entretanto, de acordo com Aldo Bona, João Carlos Gomes ainda é um candidato muito forte. “O reitor da UEPG tem muito tempo de experiência, contribuiu muito para a ciência e tecnologia e ensino superior do Paraná e está num momento em que pode assumir essa nova responsabilidade”. De acordo com Aldo Bona, a expectativa é de que o governador Beto Richa anuncie o sucessor de Alipio nesta segunda feira (20).