22/08/2023



Esportes

Esquentam os motores para a abertura do Paranaense de MotoCross

imagem-14030

Praticamente tudo pronto para a abertura do Campeonato Paranaense de Motocross 2010. Os últimos detalhes serão acertados durante o dia de hoje, sexta-feira, para que os mais de 200 pilotos usufruam de uma pista técnica e também segura. Equipada com tecnologia de ponta na cronometragem e uma ampla equipe médica para quaisquer eventualidades, a pista da Colônia Jordãozinho, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava tenta superar a excelente imagem deixada no ano passado, quando foi considerada a melhor do Estadual.

O presidente da Federação Paranaense de Motocross, Gilberto Rosa, o Juba chega nesta sexta-feira a Entre Rios e deverá conferir de perto os preparativos para a prova. Duas arquibancadas, uma tenda de 760 metros quadrados, com praça de alimentação e amplo estacionamento estão prontos para receber os competidores, que por sua vez chegarão entre a noite de hoje e a manhã deste sábado.

A programação (veja abaixo) inicia às 13h deste sábado, 6, com o treino classificatório. No domingo, os pilotos farão o treino de aquecimento “warm-up” no período matutino, para ao meio-dia em ponto ser dada a largada para a categoria MX3, primeira bateria do Paranaense 2010. O ingresso custa R$ 10,00, valor único, que dá direito aos treinos e à corrida.

Tecnologia e segurança
O Trail Clube Entre Rios (TCER), organizador da prova, não economizou em dois fatores considerados essenciais para a prova: segurança e tecnologia. Para eventuais necessidades, os pilotos estarão amparados por uma equipe médica composta por três ambulâncias (sendo duas UTI – Móveis), dois médicos, seis socorristas e três enfermeiros. Haverá três pontos médicos dentro da pista. “Se há um setor que não se pode economizar, é a segurança dos pilotos”, observou o presidente do TCER, Cristian Abt.

A tecnologia também estará presente de forma decisiva. Trata-se da cronometragem eletrônica por transponder com fotocélula. Além de medir a volta de cada piloto em milésimos de segundo, o resultado pode ser acompanhado por qualquer pessoa em um aparelho de TV. “Cada apuração é transmitida via canal de TV, cuja frequência pode ser interceptada por um aparelho de televisão e acompanhada instantaneamente por qualquer pessoa. É a tecnologia utilizada nas provas de Fórmula 1”, observou Cristian Abt.

Conforto
Ao público, uma gigantesca tenda foi montada sob a qual haverá mesas e bancos para acomodação do público, durante o “pit-stop” na praça de alimentação. No almoço de domingo serão servidos vários tipos de macarronada, além de cachorro-quente, espetinho, crepes e sorvete ao longo do dia. Para matar a sede, os presentes poderão se servir de chopp Donau Bier, cerveja, refrigerante e água.

O presidente do TCRE não poupou elogios aos cerca de 40 integrantes do clube, além de esposas e namoradas. Cristian Abt deixou sua mensagem: “Agradeço de coração a todos os integrantes do Trail Clube, aos que apoiaram, a todos os patrocinadores, à Federação Paranaense, porque sem união, sem a ajuda de cada um seria impossível fazer essa prova”.

Programação 1ª Etapa Paranaense Motocross 2010
Sábado
13h – Treino livre
15h40 – Início dos treinos classificatórios

Domingo
8h30 – Treinos warm-up
12hInício das provas

Assessoria TCER – Klaus Pettinger

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo