22/08/2023
Guarapuava Saúde

Está em vigor em Guarapuava ‘toque de recolher’ estadual

O decreto estadual 6.284/2020 estabelece limitação de horário para circulação de pessoas no período noturno

covid-19-4968139_1280

Está em vigor em Guarapuava ‘toque de recolher’ estadual (Imagem: Reprodução/Pixabay)

Os números de infectados pela covid-19 seguem aumentando no Paraná. Pensando em conter a disseminação do vírus, o Governo do Estado divulgou um novo decreto para ajudar a conter os números. O decreto 6.284/2020, assinado nesta semana pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, estabelece limitação de horário para circulação de pessoas no período noturno, ou seja, o popular ‘toque de recolher’. O prazo de vigência é de 15 dias, prorrogáveis ou não. De acordo com a administração de Guarapuava, a medida está em vigor na cidade.

Conforme a nova medida, as pessoas não devem sair de casa entre às 23h e às 5h. A medida entrou em vigor a partir da quarta (2). Apenas serviços essenciais, como saúde e segurança pública, ficam liberados da restrição. A Polícia Militar do Paraná vai ampliar a fiscalização, reforçando o trabalho das guardas municipais. Conforme o texto:

A Secretaria de Estado de Segurança Pública deverá, durante o período indicado, intensificar operações de fiscalização e orientação, a fim de coibir aglomerações, principalmente aquelas com consumo de bebidas alcoólicas, especialmente entre as 23h e 5h.

Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto explicou que a resolução busca conter a movimentação de pessoas durante o período noturno, especialmente dos mais jovens. A iniciativa, reforçou ele, é para evitar aglomerações em parques, bares, festas, casas noturnas e estabelecimentos do gênero. “A situação é muito grave. Precisamos deste toque de recolher para quebrar a velocidade de transmissão do vírus. E conscientizar as pessoas para que fiquem em casa. Quem pode, precisa respeitar o isolamento e o distanciamento social”.

É a medida para que possamos ter um Natal mais calmo. Neste momento o ritmo abertura de leitos no Estado, seja de UTI ou de enfermaria, não consegue mais acompanhar a velocidade dos casos.

Beto Preto lembrou que houve um aumento de 23,9% na média móvel de casos e de 6,2% na média de óbitos nos últimos 14 dias no Paraná. Atualmente, de acordo com a Secretaria da Saúde, a equação aponta para 2.635 novas contaminações por dia e 24 mortes em decorrência do coronavírus.

Por fim, o novo decreto informa que “a expansão de leitos de UTI exclusivos para covid-19 já se encontra no último estágio, havendo falta de recursos humanos, insumos e equipamentos no atual panorama”.

De acordo com a Secretaria de Comunicação de Guarapuava, a Polícia Militar segue fiscalizando o cumprimento das determinações. Além disso, há possibilidade de que a medida seja adaptada, mas ainda não foi divulgado quais pontos poderão sofrer alteração, já que, inicialmente, vale por 15 dias.

COVID-19 EM GUARAPUAVA

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na quarta (2) mais duas mortes por covid-19, chegando a 35 vítimas que perderam a vida em Guarapuava. Trata-se de uma idosa de 64 anos que foi internada dia 17 de novembro e morreu hoje. E, um idoso de 62 anos que morreu na terça (1). Os dois estavam internados no Hospital Regional.

NOVO BOLETIM

Também na quarta (2), a Saúde de Guarapuava positivou o maior número de casos até agora. De acordo com o boletim, 124 pessoas tiveram os exames positivos, ultrapassando os 3 mil casos da doença e alcançando 3.079. Além disso, 743 destes casos estão ativos. Ou seja, tem maior chance de contaminação.

A Saúde também registrou 2.301 pacientes recuperados. Já os casos investigados correspondem a 473 no município. Mas, a Saúde já descartou 5.203 casos. Portanto, o recorde no dia 21 de novembro, quando 123 pacientes tiveram resultado positivo acabou sendo ultrapassado nesta quarta.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.