Estação meteorológica da FAPA passa a atualizar dados a cada 15 minutos

Guarapuava – A estação meteorológica da FAPA passou a atualizar dados climáticos com maior rapidez. A atualização, que até o final do mês passado ocorria de três em três horas, agora acontece a cada 15 minutos. O novo sistema foi implantado pelo Simepar. A instituição, que realiza o monitoramento meteorológico no Paraná, tem na estação da FAPA, desde 2001, um de seus vários pontos de acompanhamento de clima no interior do Estado.
Embora as instalações situadas no distrito de Entre Rios não realizem previsão, a estação da fundação de pesquisas da Agrária oferece um panorama climático do dia, do mês e do ano, com dados como temperatura, precipitação pluviométrica, umidade relativa do ar, radiação (luminosidade) solar, além de velocidade e direção dos ventos. Os dados são importantes tanto para pesquisas agrícolas no campo como para a condução de lavouras comerciais.
Na Agrária, os cooperados podem encontrar as informações da estação da FAPA junto a seus agrônomos, no departamento de Assistência Técnica. O sistema está disponível na Intranet da Cooperativa, a partir do link “FAPA”, na página inicial.
O pesquisador Celso Wobeto, frisou, no entanto, que o cooperado deve considerar que os dados da estação se referem à uma região determinada. “A abrangência é limitada”, ressaltou, exemplificando que municípios como Roncador, Manoel Ribas ou Foz do Jordão apresentam uma realidade diferente de Entre Rios em termos de altitude e clima.

Fonte: site da Agrária

Relacionadas

TRAGÉDIA

Incêndio atinge instituto na Índia que fabrica vacina de Oxford

SOLIDARIEDADE

Bebê precisa de medicamento que custa R$ 12 milhões

ALERTA

Procon alerta sobre perigo de kit 'fake' de vacina contra a covid-19

Comentários