Estacionamento Regulamentado agora é digital em Guarapuava

Modernização do sistema começou nesta segunda (1) em Guarapuava e vai assegurar mais rapidez e facilidades ao usuário. Porém, cartão continuará valendo

Estacionamento regulamentado agora é digital em Guarapuava (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

*Reportagem com vídeo

A partir desta segunda (1), o estacionamento regulamentado (EstaR) ganha a versão digital em Guarapuava. A tecnologia traz economia, rapidez e praticidade ao usuário. Isso porque, a partir de agora, não será necessário mais se preocupar em comprar ou preencher os blocos de papel do Estar.

E o que é ainda melhor: vão acabar as reclamações pela rotineira ausência de agentes que fazem a venda na rua. De acordo com a Secretaria de Trânsito e Transportes não será preciso ir até a sede para regularizar notificações. Conforme a Secretaria, com o aplicativo, todos esses serviços estarão disponíveis em qualquer celular.

Conforme o prefeito Cesar Silvestri Filho (Podemos), com a ferramenta, Guarapuava avança também nas ações de planejamento urbano. “Esse sistema vai gerar informações para o trânsito de Guarapuava. Teremos dados relevantes sobre o comportamento dos motoristas, seus hábitos e fluxo dos veículos, que serão estratégicos para o planejamento da mobilidade urbana. É mais uma solução inovadora dentro de um conjunto de ações que estamos implantando para fazer de Guarapuava uma cidade modelo em inovação e em facilidade para seus cidadãos”.

PARA ESTACIONAR

Quando o usuário chegar ao local onde vai estacionar, deverá acionar o aplicativo que está naquele local. Conforme a Setran, a primeira meia hora é paga e depois disso, o usuário só pagará de 15 em 15 minutos.

Porém, se o usuário ficar menos de uma hora, o aplicativo devolverá o valor não utilizado para ser usado na próxima vez que estacionar. Todavia, para isso, quando estacionar, é preciso ativar no aplicativo e quando sair, é preciso encerrar a utilização. Além disso, o EstaR Digital avisará que o tempo de permanência na vaga está acabando ou que é preciso colocar mais crédito para continuar utilizando o espaço.

REGULARIZAÇÃO

A regularização também ficou mais fácil. De acordo com a Setran, agora, é possível comprar créditos pelo cartão de crédito no aplicativo ou com os agentes do EstaR nas ruas da cidade. Dinheiro em espécie também é aceito. Se o pagamento for em dinheiro ou cartão de débito, as recargas podem ser feitas nos postos de venda do EstaR na rua XV de Novembro. É ali ao lado do Café da XV e na Setran, que fica anexa à rodoviária. Para quem preferir, o bloco de papel do Estar continuará valendo normalmente.

De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Adalberto Campos, a equipe já passou por um treinamento estará à disposição para orientações do serviço nesse processo de adaptação.

PARA BAIXAR O APLICATIVO

Para utilizar o serviço no celular, basta baixar o EstaR Digital Guarapuava na loja de aplicativos do seu aparelho, disponível na versão Android ou IOS. Depois disso, é só cadastrar as informações pessoais e do veículo, fazer uma recarga e utilizar o serviço digital em qualquer vaga da cidade.

Ficou com dúvidas? Assista o vídeo com os detalhes sobre o app.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

EXEMPLO

Bituruna economiza R$ 800 mil com redução de salários na pandemia

ECONOMIA

Paraná perde quase R$ 1,5 bilhão em arrecadação no 1º semestre

INSPIRAÇÃO

Projeto do grupo turvense Gralha Azul é premiado internacionalmente

Comentários