22/08/2023
Comunidade Cotidiano Paraná Região

Estado destina R$ 2,4 milhões para indígenas e quilombolas

O recurso será destinado à alimentação e itens de higiene à infância para 36 núcleos quilombolas no PR e já reconhecidos pela Fundação Cultural Palmares

COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA BENEDITO ROKAG.

O recurso vai ser destinado à alimentação e itens de higiene à infância (Foto: Arnaldo Alves/ANPr)

Devido a pandemia de coronavírus, a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho providenciou junto ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), recursos no valor de R$ 2,4 milhões para auxiliar crianças e adolescentes originários de comunidades indígenas e de famílias de quilombolas.

O recurso, já deliberado e aprovado em reunião ordinária, vai ser destinado à alimentação e itens de higiene a infância para 36 núcleos quilombolas existentes no Paraná. Eles já são reconhecidos pela Fundação Cultural Palmares, que vivem em lugares de difícil acesso.

Além disso, os recursoa vão contemplar os povos indígenas das etnias Guarani, Caingangue e Xetá, que vivem nas 17 aldeias já demarcadas pelo governo federal no Paraná.

De acordo com o Secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, estão sendo liberados recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) para aplicação em ações que permitam a preservação das necessidades básicas das crianças.

Estamos respeitando as características culturais das suas comunidade.

Assim, para a presidente do Cedca, Angela Mendonça, este é um marco na destinação de recursos. “Pelo processo histórico e condições específicas de pobreza e desigualdade, as crianças e adolescentes de povos tradicionais acabaram vivendo em isolamento geográfico e/ou cultural.

Assim, tendo pouco acesso às políticas públicas de cunho universal, o que lhes colocou em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. Além de serem alvos de discriminação racial, étnica e religiosa’’.

Por fim, ela afirmou que o Paraná sai na frente como exemplo de cidadania e inclusão. Além da proteção e defesa dos direitos também destas crianças e dos adolescentes.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.