22/08/2023
Brasil Cotidiano Educação

Estão abertas as inscrições para a prova de ‘Residência Médica’

As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de novembro. São quatro vagas para 'Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade'

Residência Médica

médicos

Residência Médica

A seleção será feita por meio do Exame Nacional de Residência Médica (Foto: Reprodução/Pixabay)

Guarapuava está ofertando quatro vagas para ‘Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade’. As vagas são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Comissão Nacional de Residência Médica. Além disso, neste ano, o processo seletivo será por meio do Exame Nacional de Residência Médica (ENARE).

As inscrições seguem abertas até o dia 8 de novembro e podem ser feitas pelo site do Enare. Dessa forma, médicos e egressos do Curso de Medicina no ano de 2021 de todo território nacional podem se inscrever. A prova ocorrerá no dia 12 de dezembro em todas as capitais e cidades-pólo, bem como em Guarapuava.

A ‘Medicina de Família e Comunidade’ é uma especialidade médica que atende as pessoas ao longo de suas vidas, independentemente de gênero, idade ou possível doença. Além de reunir ações de promoção e recuperação da saúde em situações agudas ou crônicas.

AUXÍLIO

O Município de Guarapuava oferece uma bolsa complementar adicional no valor de R$ 3.670, normatizada pela Lei Complementar 129 de 2021. A partir de 1º de janeiro de 2022, o valor mínimo da bolsa assegurada aos médicos residentes será de R$ 4.106,09.

Por fim, a lei possibilita que servidores efetivos do Município solicitem afastamento temporário para cursar esta especialização em serviço. Dessa forma, há uma qualificação da assistência à saúde e fortalecimento da Atenção Primária. Além disso, o servidor mantém o direito de recebimento de 50% do salário durante o Programa.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.