22/08/2023
Cultura e Entretenimento Paraná

Estão abertas as inscrições para o 3º Concurso Paranaense de Desenho

O concurso vai selecionar 40 trabalhos para o acervo de desenho do Centro Juvenil. Além disso, os melhores serão premiados

concurso desenho paraná pintura

Concurso paranaense de desenho

Os retratados podem ter como tema qualquer personalidade paranaense. Mas a obra deve ser inédita (Imagem: Rita de Cassia Solieri Brandt Braga)

Estão abertas até 17 de dezembro, o 3º Concurso Paranaense de Desenho, para crianças e jovens de 8 a 17 anos. Organizado pelo Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) de Curitiba, o concurso tem como tema “Bichos do Paraná” em homenagem ao músico João Lopes, morto em 2020.

O concurso vai selecionar 40 desenhos para compor uma exposição na sede do CJAP e depois integrar o acervo da instituição. Além disso, os autores dos três melhores trabalhos de cada categoria receberão uma premiação.

De acordo com Luiz Gustavo Vidal, diretor do CJAP, a ideia é que os participantes pesquisem figuras paranaenses de diversas áreas. E com isso, mostre o valor de ser paranaense. “Queremos que os participantes busquem referências para falar um pouco sobre a identidade e a geografia do nosso Estado”.

O ato de criação do desenho, por si só, traz uma grande reflexão visual. Da mesma forma que interpretar uma imagem é tão importante quanto ler e escrever.

Os retratados podem ser personalidades notórias da literatura, artes cênicas, música, artes plásticas, esportes ou mesmo figuras que beiram o folclórico. No entanto, a obra deve ser inédita.

INSCRIÇÕES

Por fim, a organização vai divulgar a lista com os 40 selecionados em fevereiro de 2022. Para se inscrever, os interessados devem preencher os formulários abaixo:

CATEGORIA INFANTIL8 a 12 anos

CATEGORIA JUVENIL13 a 17 anos

Acesse aqui o regulamento completo.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.