Por Cristina Esteche com foto de Lizi Dalenogari/RSN
“Somente na unidade do Gaer [Grupamento Aero Policial e Resgate Aéreo] em Londrina em um ano de atuação foram salvas 300 vidas, o equivalente a uma por dia”. A afirmação feita pelo governador Beto Richa durante o lançamento da unidade de Guarapuava na tarde desta quinta (26), no Aeroporto Tancredo Tomas de Faria, traduz a importância da prestação de serviço que passa a ser ofertada em Guarapuava com extensão a outros municípios da região num raio de 100 quilômetros. Lideranças regionais lotaram o saguão do aeroporto para aplaudirem a conquista que foi um pleito regional das associações comerciais e empresariais em documento entregue a Richa recentemente em Irati.
“Somente quem sente a necessidade de salvar um ente querido pode saber da importância desse helicóptero”, diz o chefe da Casa Civil, Cezar Silvestri.
A implantação de unidades do Graer em municípios polos é uma promessa de campanha do governador e foi criticada por adversários. “Quando seus adversários ironizaram esse projeto, dizendo que se tratava de uma proposta inviável e aí está a prova desse equipamento que salva vidas”, lembra o prefeito de Guarapuava Cesar Filho.
O prefeito ressaltou a importância da medida para o município e região. “Dá muito mais segurança e tranquilidade poder contar com este suporte para um atendimento rápido e ágil à população, principalmente para Guarapuava, que está em entroncamento rodoviário, com frequência de acidentes”, disse ele.
“Temos sido muito bem atendidos e respeitados pelo governo estadual e essa base do Graer é mais uma demonstração clara dessa atenção. O estado nos faz justiça, porque ficamos abandonados por gestões anteriores”, afirmou Cesar Filho.
A base de Guarapuava, que é a terceira do Graer no Estado, irá atender cidades em um raio de 100 quilômetros, somando 1,2 milhão de habitantes. Um helicóptero Bell Jet Ranger ficará à disposição em Guarapuava, operando com um piloto, um co-piloto e dois tripulantes operacionais.
A aeronave atuará em transporte de pessoas em situação de urgência e emergência médica, transporte de órgãos para transplante, em situações de calamidade e também no apoio a operações policiais.
Presente ao evento o deputado estadual Bernardo Ribas Carli, confirmou a importância do helicóptero em Guarapuava e citou o caso de crianças que foram atendidas e salvas por terem sido transportadas com urgência a hospitais de Curitiba. “O seu governo não olha para cores partidárias e desde ontem estamos entregando também ambulâncias para os municípios. Já entregamos em Candói e em Campina do Simão, cujos prefeitos são do PT. E agora vamos contar com mais esse equipamento”, observou.
De acordo com o comandante da Polícia Militar no Paraná, Celso Kogut, nos próximos dias haverá a definição de como o trabalho do Graer será executado.