Estudantes do curso de Medicina Veterinária da Unicentro, visitam famílias que vivem próximas às Estações Ecológicas Municipais de Turvo. Intitulado ‘Medicina da Conservação: uma Ponte Entre o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres da Unicentro e a Comunidade’, o projeto é uma iniciativa do programa Universidade Sem Fronteiras.
A ação busca conscientizar os moradores sobre a importância da preservação da fauna e flora nativa. Além das visitas, os estudantes também trabalham a educação mediante feiras e conversas nas escolas. Segundo Rodrigo Antonio Martins de Souza, Coordenador do Cetras, nas visitas os moradores aprenderam sobre como diminuir e diagnosticar o conflito com a fauna, os cuidados que devem ser tomados e como auxiliar nessa proteção. Ao todo, cinco famílias já fazem parte da ação, com programação de visitas até janeiro de 2026.
PARÂMETRO DA REGIÃO
Turvo abriga três Estações Ecológicas Municipais, que somam mais de 800 hectares de áreas protegidas. Esses espaços conservam essencialmente espécies ameaçadas, como a araucária (Araucaria angustifolia) e a onça-parda. Além disso, abrigam diversas outras plantas e animais que habitam a região há séculos.
*Por Kayla Lima (estagiária), sob supervisão de Cristina Esteche
Leia outras notícias no Portal RSN.