Etapa da campanha de vacinação contra a pólio é prorrogada no PR

Curitiba – A primeira etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada até sexta-feira (26). O Paraná já vacinou 86% das crianças com idade até 4 anos, no entanto, a meta do Estado é vacinar 100%. Para isso havia 1,5 milhão de doses, número superior ao de crianças menores de 5 anos, que é de aproximadamente 775 mil. “A campanha envolveu mais de 12 mil pessoas estiveram, envolvidas em 7.980 postos de vacinação, entre fixos e volantes, em todo os Estado”, afirma Gilberto Martin, secretário da Saúde.
A primeira etapa foi prorrogada para que as crianças que ainda não receberam a dose tenham a mesma oportunidade. Dos 399 municípios do Estado, 169 ultrapassaram 95%, meta prevista pelo Ministério da Saúde, ainda no sábado (20). “A vacinação nas unidades volantes ficará a critério de cada município. O que importa é que toda criança, seja ela, da zona rural ou urbana, precisa receber a vacina ainda esta semana”, completa Martin.
A preocupação do Governo é manter o Estado livre da doença. Desde 1994 não são registrados casos no Brasil. Já no Paraná, o último caso registrado foi em 1989. “Graças às campanhas anuais, que são realizadas desde a década de 80, esta doença não atinge mais o Brasil e não queremos que ela volte a prejudicar nossas crianças.”
O secretário reforçou a importância dos pais levarem a carteira de vacinação. “Ao trazer seus filhos para receber as duas gotas da vacina Sabin, os responsáveis não devem esquecer da carteirinha. Assim, a criança poderá colocar em dia qualquer dose atrasada de outras vacinas”. A segunda etapa da campanha ocorre em 22 de agosto. “É indispensável que todas as crianças que se vacinaram na primeira etapa recebam novamente a dose”, enfatiza o secretário.

(AEN)

Relacionadas

MAIS UMA MORTE

Após 28 dias desde os primeiros sintomas, morre 76º paciente

PROST

Quiosque da Brahma surge repaginado no Shopping 'Cidade dos Lagos'

COMEMORAÇÃO

Fernando e Sorocoba no 'Parabéns pra você' em Guarapuava

Comentários